Sua empresa ainda não está preparada para a Black Friday? Esta data está entre as que mais movimentam o mercado online e deve faturar R$3,3 bilhões para os e-commerces neste ano, crescendo 15% em relação a 2018. Se você ainda não traçou sua estratégia de vendas não perca mais tempo e comece agora mesmo. Segundo uma pesquisa feita pela Opinion Box e Social Miner, 78,9% dos entrevistados têm intenção de aproveitar as ofertas no período e 18,3% estão com dúvida. Ou seja, com uma boa estratégia, sua marca tem boas chances de convencer o público.  Por ser uma data comercial com foco em descontos, o consumidor espera preços competitivos e muitas promoções. Portanto, na hora de criar um plano de vendas, leve em consideração oferecer os melhores preços. A Black Friday é sobre atender as necessidades e realizar sonhos do público, e não dar vazão para produtos acumulados no estoque.  Se você não quer perder nenhuma oportunidade de venda, é preciso ganhar a confiança das pessoas, seja com descontos reais, bom atendimento, reputação e outros. Além disso, algo que não deve ser esquecido no planejamento é o estoque disponível de cada produto que será vendido para que não faltem opções durante o período.  Cerca de 22,6% das pessoas entrevistas pela Opinion Box e Social Miner disseram que pretendem aproveitar as ofertas que foram aparecendo durante todo o mês de novembro, outras 29,4% devem se render às compras na semana que antecede o evento. Então o que não vai faltar é oportunidade de venda ao longo de todo o mês.  Para te ajudar, preparamos uma lista repleta de dicas valiosas para você se dar bem nas vendas da Black Friday.

1. Ofereça descontos reais 

Nada de tentar enganar o público com promoções fantasmas. Quando a Black Friday surgiu no Brasil, muitos espertinhos começaram a maquiar os preços para que parecessem menores durante a data. Porém, muitas pessoas ficam atentas a isso. Antes de colocar algo em oferta, faça pesquisas de mercado e veja o valor que a concorrência está vendendo. Isso vai te ajudar a ficar dentro da realidade e oferecer um desconto ainda melhor, se possível.

2. Tenha uma equipe capacitada 

Se você vai apostar nas vendas online e físicas, ter uma equipe bem preparada e com conhecimentos dos produtos ou serviços é fundamental. O atendimento é um dos fatores determinantes para o sucesso das vendas de uma loja durante a Black Friday, por isso, sempre ofereça o melhor aos clientes. No caso das vendas online, mostre todas as informações necessárias do que está vendendo, além de respostas rápidas por e-mail e chats. 

3. Atenção com as vendas via mobile

A cada ano o número de vendas online por meio de dispositivos móveis cresce, por isso, esteja bastante atento à experiência do usuário. Seu site precisa estar preparado para ser acessado de celulares e tablets.  Não sabe se seu site pode ser acesso de dispositivos móveis? Faça o teste clicando aqui

4. Dê tratamento vip aos clientes atuais 

Nada melhor que aumentar as vendas e fidelizar ainda mais clientes, né? Para isso, ofereça descontos especiais para sua sua audiência atual. Essa super oferta pode ser concedida para as pessoas que fazem parte da sua lista de e-mail ou que curtiram sua página no Facebook. Exemplo: se você vai dar 40% de desconto pro público geral, ofereça até 50% para aqueles que já são seus clientes.  Leia também “Descontos da Black Friday podem chegar a 24% em 2019”. 

5. Invista na divulgação 

Seu público precisa saber que você está participando da Black Friday. Então quanto mais atenção você chamar, mais clientes podem chegar até você. Utilize as redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, flyer e outros. Lembre-se que a divulgação precisa ser feita com antecedência. Não deixe para última hora!

6. Verifique seu estoque 

Fazer a análise de todo o estoque é fundamental em datas comemorativas e eventos de grande porte. Como as vendas aumentam, você não pode correr risco de ficar sem estoque, principalmente de produtos que têm grande saída. Antes de fazer qualquer anúncio de promoção, converse com seus fornecedores e veja se terão capacidade de entrega para a data. 

7. Fique de olho nos dados

Se você já tem experiência na Black Friday use os dados anteriores para aproveitar o máximo de informações para potencializar as vendas deste ano. Isso permite que você crie campanhas de marketing mais assertivas e que prepare a loja para oferecer as melhores promoções. E aí, que tal colocar nossas dicas em prática e começar a se preparar hoje mesmo? Aproveite essa oportunidade de aumentar as vendas e faça um planejamento eficaz. Qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário abaixo. Boas vendas! ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *