A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte do cenário da contabilidade e muitos ainda não sabem o que é a qual a função deste relatório. Por isso, no post de hoje vou te explicar tudo sobre essas três siglas tão importantes para as empresas e que faz parte da cultura de transparência dentro dos serviços contábeis de uma organização.

O que é a DRE?

Como foi falado na introdução deste post, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório que demonstra de forma resumida todas as operações realizadas pela empresa, como: contas de receitas, despesas e investimentos. O objetivo das demonstrações contábeis é de proporcionar informações da posição patrimonial e financeira, do desempenho e fluxos de caixa da organização. Isso tudo para ajudar o gestor em suas avaliações e na tomada de decisões econômicas. Além disso, elas objetivam apresentar os resultados da atuação administrativa, que possui grandes responsabilidade com os recursos da empresa. Legalmente, a DRE é feita anualmente, mas também pode ser feita todos os meses para fins administrativos e a cada trimestre para o monitoramento dos gastos fiscais. O relatório precisa ser preparado seguindo o registro contábil, ou seja, o registro do documento se dá na data em que o evento ocorreu, independente da data de pagamento ou vencimento.

Qual a importância e para que serve a DRE?

Agora que você já aprendeu o que é a DRE, é hora de saber qual sua importância dentro das empresas.  A Demonstração do Resultado do Exercício tem o objetivo de fornecer as demonstrações financeiras dos negócios, mostrando o resultado do lucro ou prejuízo do exercício, por isso é um dos relatórios mais importantes que o contador deve gerar, já que é utilizado por gestores, bancos e até mesmo o governo. É por meio dele que você poderá avaliar a capacidade da sua empresa e qual a real situação. Ao fazer a DRE de forma correta você terá uma visão geral do resultado financeiro da  empresa. Com isso, fica mais fácil extrair informações relevantes, como: montante das despesas gerais, receita das vendas, lucro obtido com suas operações e outros.  Dica: não faça a Demonstração do Resultado do Exercício somente para fins legais ou fiscais, ela também serve para você fazer uma gestão estratégica do negócio através de análises e tomadas de decisões baseadas em dados reais.  O objetivo de todo empreendimento, com algumas exceções, é gerar lucro, e com a DRE, além de conhecer o seu resultado, é possível analisar cada gasto e receita, observando onde é necessário aumentar as receitas ou reduzir os gastos.

A DRE SuasVendas facilita sua gestão financeira

O SuasVendas tem uma ferramenta exclusiva para quem precisa ter um controle financeiro facilitado e eficaz, a DRE SV. Dentro do sistema, você você cria sua própria Demonstração do Resultado do Exercício, personalizando os grupos de contas que a compõe. Embora seja elaborada anualmente para fins legais de divulgação, o SuasVendas também permite que você faça a verificação mensal. Depois de pronta, você pode imprimir sua DRE, enviar por e-mail, salvar em PDF, Excel ou até mesmo,Word. Clique aqui e saiba mais.  → Para fazer um teste grátis e conhecer todas as ferramentas, acesse o site e faça seu cadastro.  Tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários e compartilhe o post com os amigos. Afinal, compartilhar conhecimento é sempre uma ótima escolha!]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *