uso de novas tecnologias, assim como o surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados à Nota Fiscal Eletrônica. Para os representantes comerciais (que emitem a NF-e) e empresas os benefícios podem ser resumidos em redução de custos com cortes nos custos de impressão e aquisição de papel, diminuição de gastos no envio do documento fiscal e de armazenagem deste material, e claro, maior eficiência no processo.

Como funciona a emissão da NF-e?

Quando você emite uma NF-e gera um arquivo eletrônico contendo as informações fiscais da operação comercial, o qual deverá ser assinado digitalmente, uma forma de garantir não só a autoria do emissor mas como a integridade dos dados. A Secretaria da Fazenda do seu estado disponibiliza um software emissor de NF-e. Esse sistema talvez atenda empresas pequenas com poucos clientes e baixa demanda pois ele faz apenas o básico e não é integrado com um sistema mais completo, com controle gerencial, estoque, financeiro e, também, as informações dos clientes não são armazenadas. Isso significa que você terá que preencher os dados (nome, endereço CPF e outros) toda vez que for emitir uma NF-e. Para uso do programa emissor de Notas Fiscais Eletrônicas da Secretaria da Fazenda, a empresa deverá possuir:
  1. Assinatura Digital da empresa obtida pela Infraestrutura de Chave Pública  Brasileiras – ICP-Brasil.
  2. O estabelecimento emissor deverá também estar credenciado junto à Secretaria da Fazenda do seu estado.
O Padrão ICP-Brasil é um certificado digital que garante a autenticidade da NF-e emitida. Com a certificação é possível comprovar a identidade de uma pessoa ou de uma empresa na internet e garantir a segurança das transações.

Integração 

A emissão de uma NF-e  tem como benefício a agilidade e praticidade. Contudo, pode ser que fazer esse procedimento de forma aleatória e sem integração acabe tornando o processo lento e um pouco complicado. O ideal é utilizar um sistema que integre seu controle fiscal com o controle de vendas, descartando a necessidade de digitar informações manualmente e ter tudo sempre atualizado automaticamente. Leia também “Como otimizar custos e maximizar resultados.”

Qual o Certificado mais adequado?

O Certificado A1 e A3  é uma assinatura digital que permite identificar que você é mesmo você. A escolha do tipo de certificado digital depende da aplicação em que será utilizado. A maior vantagem do Certificado A1 é a mobilidade, você pode instalar em mais de uma máquina. O A3 é um hardware que tem como principal vantagem a sua validade, que pode ser de até 03 anos. A opção mais adequada deverá ser escolhida de acordo com o sistema que a empresa utilizará para emitir e assinar a NF-e.  Alguns programas podem usar os dois tipos de certificado digital (A1 ou A3); outros necessitam de certificado digital ‘em software’, por exemplo.

Emissão de NF-e descomplicada

Já pensou em transformar um Pedido de Venda em NF-e com apenas um clique? Com o SuasVendas isso é possível e é a melhor opção se você busca ter mais controle e agilidade do seu negócio. Além de emitir suas NF-e rapidamente, você também pode emitir a NFC-e de produtos com cálculo automatizado de impostos em poucos segundos. E o melhor: funciona com certificado A1 e A3. Faça um teste grátis por 14 dias!  Tem alguma dúvida sobre a NF-e? Deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de compartilhar o post com os amigos. Boas vendas!  ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *