O que é o Ciclo PDCA? Também conhecido como Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming, o Ciclo PDCA é uma metodologia de gestão que ajuda as empresas a promoverem melhorias contínuas de seus processos em quatro passos: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act). Ele tem como intuito ajudar e entender como um problema surge e como deve ser solucionando, focando sempre na causa e não nas consequências. Veja suas quatro etapas:

Planejamento (plan)

Na fase do planejamento são estabelecidos os objetivos e as metas do ciclo. Assim, todos os processos são mapeados para que os gestores possam identificar quais as potenciais oportunidades ou problemas e também suas possíveis causas. É nesse momento em que você e sua equipe devem definir os indicadores de desempenho (trata-se de uma medida, quantitativa ou qualitativa, capaz que captar informações relevantes sobre a evolução do projeto), que vão mostrar se o objetivo final está sendo alcançado. Ainda nessa fase, é preciso determinar a metodologia de trabalho para encontrar a solução e também fazer o desenvolvimento do plano de ação, ou seja, o que deve ser feito para que alcanar o objetivo.

Execução (do)

Agora chegou a hora da execução do plano de ação. Nessa etapa, os gestores colocam em prática tudo o que planejaram, seguindo um cronograma e também corrigindo os pontos falhos nos processos. É importante ter cuidado para que não ocorra nenhum desvio no caminho. Caso não seja possível executar o planejado, será necessário voltar para a fase anterior e verificar os motivos do planejamento ter falhado. Lembre-se: somente uma equipe capacitada é capaz de agir de maneira alinhada conseguir o tão sonhado objetivo.

Análise (Check)

Essa fase começa juntamente com a fase de execução, onde as ações são colocadas em práticas e os gestores começam a avaliar os resultados obtidos para saberem se o planejamento foi adequado. É na análise que você precisa fazer um monitoramento sistemático de cada atividade que foi colocada no plano de ação, identificando oportunidades de melhoria que podem ser utilizadas futuramente e se há alho que não está dando certo. Fazer a avaliação da metodologia também vai te ajudar a verificar se a equipe realmente está indo no caminho certo ou se é preciso fazer alguma modificação do processo. Essa etapa é muito importante, pois é possível evitar erros, poupar tempo e recursos.

Ação (act)

Após a análise, são feitos os ajustes no plano de ação para que todos os problemas sejam corrigidos e as melhorias implementadas. O resultado foi o esperado? Ótimo, agora você pode criar um procedimento e treinar todos os colaboradores para que esse resultado se mantenha constantemente. Agora que você já sabe qual o melhor caminho para chegar no sucesso, não saia dele, a não ser que seja para testar novas alternativas para alavancar o resultado novamente.

Onde aplicar o ciclo PDCA na minha empresa?

Se tratando de gestão de marketing e vendas, essa estratégia pode ser utilizada em:
  • Negociação com o cliente;
  • Planos de marketing e vendas;
  • Estratégia para definição de táticas e definição de nicho;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Implantação de um novo modelo de gestão comercial;
  • Exclusão de produtos do portfólio.
A visão de gestão por ciclos é uma das coisas mais importantes para o gestor ter em mente. Tudo deve ser planejado, executado, verificado e padronizado. Após fazer isso, você vai notar uma grande diferença na gestão e melhoria da equipe de vendas. Sempre tenha em mente o Ciclo PDCA para ajustar, melhorar e criar novos processos, preços, produtos, promoções e outros. Sua empresa utiliza essa estratégia? Quais benefícios já está colhendo? Conta pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar o post com os amigos. 😉  ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *