1. Linguagem Corporal
Uma das fases mais complicadas do processo de vendas e que muitos vendedores possuem dificuldade é a da linguagem corporal. Ao melhorá-la, a impressão que você vai passar para os clientes é de confiança e seriedade. Com isso, você não vai apenas aumentar o sucesso das vendas, como também vai se tornar um profissional ainda melhor. Vista-se bem, mantenha um contato olho no olho, demonstre atenção, tenha expressões faciais agradáveis e cuidado com o tom de voz. Tudo isso vai contribuir para que você tenha uma linguagem corporal muito melhor.
2. Condução ao fechamento
Essa técnica consiste em tentar fazer com que a negociação flua direto para o fechamento. Você precisa ter muita autoconfiança e conhecer cada possível objeção do cliente. Explique detalhadamente todas os benefícios da solução que você está oferecendo. Ao mesmo tempo em que começar com os detalhes, formule perguntas do tipo: “ Caso feche a compra, quando precisa dos produtos?”ou “Se fosse optar por isso, quantos precisaria?”. Após saber de todas as informações, você pode partir para uma proposta pronta: “Então, se quiser, podemos instalar tudo amanhã, veja a proposta que preparei”. Se tudo for conduzido com naturalidade, você já está no caminho certo para o fechamento.
3. Fechamento experimental
O vendedor não parte para uma apresentação com uma proposta fechada. Ele vai experimentando e testando alternativas, com perguntas do tipo: “Desta opções que lhe apresentei, qual parece ser a melhor para você?” e “Qual destas propostas lhe atraiu mais?”. Neste caso, você pode apresentar duas ou três ideias e vai ajustando, fazendo concessões e pedindo compensações, até chegar a uma alternativa que atenda o interesse de ambos.
4. Condição especial
Esta é a maneira mais ousada de chegar até um acordo. É utilizada quando o cliente parece em dúvida e o vendedor tira uma carta da manga, como uma condição especial ou um acréscimo gratuito de funcionalidade, por exemplo. É uma ótima técnica para fechar mais uma venda bem-sucedida, já que o cliente se sente atraído pelo benefício extra.
5. Mostre as consequências
Nenhum vendedor quer que a sua negociação gere desconforto para o cliente, não é mesmo?  Porém, às vezes é preciso deixar claro para ele quais serão as consequências de não adotar aquela solução que você está vendendo. Faça perguntas como: “Quanto vai custar para a empresa esperar mais?” e “O que acontecerá se você não usar esta solução?” Agora que você aprendeu um pouco algumas técnicas básicas para te ajudar no fechamento do negócio, chegou a hora de colocar tudo em prática. Leia também “7 Hábitos que vão te ajudar a trabalhar melhor”.  Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e compartilhe o artigo com os amigos. Boas vendas!]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *