5 técnicas que vão te ajudar no fechamento das vendas

Tempo de leitura: 3 minutos

Dominar técnicas de fechamento é fundamental para concretizar uma negociação. Já falamos em vários artigos sobre como é importante se preparar para a venda, conhecer o produto ou serviço, o mercado, o cliente, estudar sempre e conhecer boas técnicas.

Portanto, quanto mais você estiver preparado para vender de forma eficiente, mais você vai ganhar a confiança do cliente e vai mostrar que realmente está interessado em encontrar uma solução para o seu problema.

No post de hoje vou te ensinar algumas técnicas para ter sucesso no fechamento de negociações. Afinal, não adianta se preparar muito bem para uma apresentação comercial e na hora H perder a venda por conduzir um fechamento ruim. Confira:

1. Linguagem Corporal

Uma das fases mais complicadas do processo de vendas e que muitos vendedores possuem dificuldade é a da linguagem corporal. Ao melhorá-la, a impressão que você vai passar para os clientes é de confiança e seriedade. Com isso, você não vai apenas aumentar o sucesso das vendas, como também vai se tornar um profissional ainda melhor.

Vista-se bem, mantenha um contato olho no olho, demonstre atenção, tenha expressões faciais agradáveis e cuidado com o tom de voz. Tudo isso vai contribuir para que você tenha uma linguagem corporal muito melhor.

2. Condução ao fechamento

Essa técnica consiste em tentar fazer com que a negociação flua direto para o fechamento. Você precisa ter muita autoconfiança e conhecer cada possível objeção do cliente.

Explique detalhadamente todas os benefícios da solução que você está oferecendo. Ao mesmo tempo em que começar com os detalhes, formule perguntas do tipo: “ Caso feche a compra, quando precisa dos produtos?”ou “Se fosse optar por isso, quantos precisaria?”.

Após saber de todas as informações, você pode partir para uma proposta pronta: “Então, se quiser, podemos instalar tudo amanhã, veja a proposta que preparei”. Se tudo for conduzido com naturalidade, você já está no caminho certo para o fechamento.

3. Fechamento experimental

O vendedor não parte para uma apresentação com uma proposta fechada. Ele vai experimentando e testando alternativas, com perguntas do tipo: “Desta opções que lhe apresentei, qual parece ser a melhor para você?” e “Qual destas propostas lhe atraiu mais?”.

Neste caso, você pode apresentar duas ou três ideias e vai ajustando, fazendo concessões e pedindo compensações, até chegar a uma alternativa que atenda o interesse de ambos.

4. Condição especial

Esta é a maneira mais ousada de chegar até um acordo. É utilizada quando o cliente parece em dúvida e o vendedor tira uma carta da manga, como uma condição especial ou um acréscimo gratuito de funcionalidade, por exemplo. É uma ótima técnica para fechar mais uma venda bem-sucedida, já que o cliente se sente atraído pelo benefício extra.

5. Mostre as consequências

Nenhum vendedor quer que a sua negociação gere desconforto para o cliente, não é mesmo?  Porém, às vezes é preciso deixar claro para ele quais serão as consequências de não adotar aquela solução que você está vendendo. Faça perguntas como: “Quanto vai custar para a empresa esperar mais?” e “O que acontecerá se você não usar esta solução?”

Agora que você aprendeu um pouco algumas técnicas básicas para te ajudar no fechamento do negócio, chegou a hora de colocar tudo em prática.

Leia também “7 Hábitos que vão te ajudar a trabalhar melhor”. 

Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e compartilhe o artigo com os amigos. Boas vendas!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: