Quer crescer? Quer se destacar no mercado? Quer aumentar o volume de vendas? Atualmente, diversas empresas têm revolucionado metodologias utilizando a transformação digital para alcançarem melhores resultados. Essa mudança não é apenas para crescer, e sim uma necessidade para quem precisa se manter no mercado e ganhar dos concorrentes. Muitas pessoas pensam que a transformação digital é apenas oferecer produtos por canais online ou utilizar aplicativos, mas vai muito além disso. Ela envolve todos os setores da empresa e pode ajudar bastante, como:

  • Vendas: modelo de vendas escalável, com base em dados, metas claras com acompanhamento em tempo real, inteligência comercial e conversão.
  • Marketing: criação de estratégias que alcance o público-alvo com eficácia, de forma otimizada e digital, garantindo mais assertividade, autoridade de mercado e maior retorno de investimento.
  • Processos: ter todos os processos mais bem estruturados de cada área da empresa, utilizando metodologias ágeis na gestão de vendas e uso de dados na tomada de decisões.
  • Tecnologia: uso de ferramentas, como softwares que automatizam os processos internos, garantindo redução de tempo e custo.
  • Cliente: foco na melhoria do produto ou serviço para melhorar a experiência do cliente, utilizando ferramentas que melhorem o relacionamento e compra.
  • Gestão: utilização de métodos e tecnologia que podem oferecer uma gestão de qualidade, que melhore a força de vendas, financeiro e organização de toda a empresa.
Hoje, os clientes têm um poder sobre o mercado que antigamente não tinham, pois a disponibilidade de informações não era a mesma. Há 20 anos atrás, por exemplo, comerciais de TV, anúncios em jornais e a famosa indicação de amigos eram as únicas formas de obter informações de maneira fácil sobre algum produto ou empresa. Agora, basta acessar o Instagram ou Facebook para conferir elogios e reclamações de determinada organização. Portanto, quem oferece ao consumidor o melhor produto, de modo mais rápido, com bom atendimento e forma de comprar prática, sai na frente. Está na hora das empresas levarem em consideração pontos muito importantes, como:
  • Focar na experiência do cliente

A experiência do cliente tem sido um dos fatores mais importantes para o sucesso das empresas atualmente. A tendência é que o consumidor não se preocupe mais em simplesmente ter o melhor produto. É preciso surpreendê-lo com o atendimento. Segunda uma pesquisa da CEI Survey, até 2020, a experiência do cliente vai superar o preço como um diferencial na hora da compra.
  • Aumentar a produtividade

A produtividade é um dos melhores benefícios da transformação digital. Segunda a Coleman Parkes Research, empresas que investiram no digital perceberam 39% de aumento de produtividade dos trabalhadores. Claro que isso tem relação com a automação de processos que facilita e agiliza todo o trabalho feito diariamente. De acordo com um estudo feito pela Vanson Bourne, 100% dos executivos acreditam que a automação é fundamental para atender aos novos requisitos dos negócios, 85% deles perceberam o aumento da produtividade e 62% notaram que houve redução de custos. Além dessas vantagens, mobilidade, aumento de satisfação dos clientes e melhor vantagem competitiva são outros benefícios gerados pela implantação digital nas empresas.
  • Seja flexível

Estamos vivenciando um cenário que vive em constante modificação e os processo empresariais também se transformarão. Não é mais possível investir em métodos ultrapassados só porque deu certo anos atrás. Empresas que desejam crescer e se transformar precisam abraçar mudanças e serem flexíveis. E não estou falando somente dos donos das organização, mas também dos colaboradores que além de serem qualificados, precisam ter mente aberta para atualizações de métodos e ações diárias.

Vendas online aumentam 23% no primeiro trimestre de 2019

Devido, principalmente, ao crescimento de acesso aos smartphones, os consumidores ganharam ainda mais confiança para comprar online. As vendas via dispositivos móveis representam 42,8% de todos os pedidos online do Brasil em janeiro de 2019. A região sudeste foi a campeã de vendas, o que mostra que o empreendedor pode aproveitar a baixa concorrência das outras regiões e criar um negócio bem segmentado e altamente lucrativo. No total, são 58 milhões de consumidores online, o que representa 27% da população brasileira e um crescimento de 6% em relação ao ano anterior de 2018, que alcançou 123 milhões de pedidos, sendo cosméticos, perfumaria, moda e acessórios os líderes do ranking. Se você deseja que seu negócio cresça e se torne lucrativo, é preciso atentar-se para alguns fatores: as vendas online já são uma realidade no Brasil e seu negócio precisa se adaptar, portanto, deixe a jornada do cliente mais simples e rápida, crie um bom mix de produtos e mantenha sua reputação com os clientes sempre positiva.

Utilize o que a tecnologia tem a oferecer a seu favor

Muitas empresas já são um sucesso em transformação digital. Mudaram processos, estabeleceram novas estratégias de vendas e deu muito certo. Já outras empresas, oferecerem e proporcionam essa mudanças para as organizações que ainda não atingiram esse patamar de sucesso. As empresas de tecnologia e desenvolvimento de softwares, como o SuasVendas, são um exemplo. O SV atende Representantes Comerciais e Empresas (distribuidoras, PME e indústrias) de vários tamanhos e segmentos, oferecendo ferramentas que automatizam processos, melhoram a gestão comercial e financeira, organiza e facilita o trabalho da força de vendas. Além disso, oferece um e-commerce B2B e site para sua empresa ter uma presença digital forte e estar por dentro das últimas tendências.

→  Faça um teste grátis de 14 dias no SuasVendas.

Os clientes do SuasVendas perceberam que utilizar ferramentas que facilitam o trabalho é a chave do sucesso e que investir em novas estratégias por meio da tecnologia também fazem parte da nova era digital e do perfil de compra do cliente. Ao longo do texto você viu inúmeros benefícios e características da transformação digital nas empresas. É um investimento trabalho e a longo prazo, porém, trará resultados extremamente positivos para o seu negócio. E aí, que tal começar a implantar na sua empresa hoje mesmo? Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo! ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *