Ganhar produtividade para melhorar a força de vendas sempre é um grande desafio encontrado nos escritórios de representação comercial e empresas. Vendedores dos mais diversos setores e segmentos já estão compreendendo que as relações com o consumidor não podem ser gerenciadas como antigamente. É preciso ter mais estratégia, organização e ferramentas que facilitam o trabalho. Já se atentou para a nova realidade dos clientes? Não? Hoje vou te mostrar alguns passos para que a força de vendas do seu negócio seja ainda melhor e mais assertiva. Confira:  

  1. O planejamento bem elaborado pode aumentar a produtividade

Muitos deixam de lado o planejamento, mas é uma forma estratégica para você organizar uma série de processos a serem adotados para melhorar as vendas e, posteriormente, analisar as métricas e produtividade. Sem o planejamento não há como melhorar o desempenho da equipe e das vendas pois você não saberá quais metas deve atingir, onde quer chegar e como fazer para conseguir isso. Tenha tudo bem definindo: estratégias, público-alvo, horários de prospecção, visitas e todas as atividades que julgar necessárias para bater as metas.
  1. Ferramentas ideias

Depois do planejamento é hora de colocar a mão na massa. Mas antes de tudo, você precisa ter as ferramentas ideais para realizar seu trabalho. Não há como melhorar a força de vendas se você não utilizar medidas inovadores de otimização de trabalho. Para que você e sua equipe trabalhem de forma mais prática e ágil, utilize recursos tecnológicos que os auxiliem no cotidiano. Como: Imagine se o tempo gasto nas vendas passasse de 60% para 50%. Uma melhorias de 10 pontos pode significar o que faltou para bater as metas do mês anterior. A tecnologia está cada vez melhor para ajudar vendedores e gestores, portanto, aproveite o que ela tem a oferecer. Use aplicativos modernos e completos, que você pode acessar em qualquer lugar e que o auxilie na agenda e reuniões. Muitos Softwares de Gestão tem a versão mobile, o que seria ideal, pois em um único sistema você tem todas as informações do seu negócio e dos clientes. Sem as ferramentas ideais, dificilmente o desempenho das vendas poderá alcançar uma alta performance. → Conheça o Suasvendas – Software de Gestão
  1. Monitore todas as ações

Sem o acompanhamento do desempenho das vendas será impossível verificar se as ações estipuladas no planejamento estão sendo eficientes. Para fazer isso da melhor maneira, estipule métricas e as analise diariamente. Desta forma, será possível identificar falhas e acertos.
  1. Ter foco te ajuda a bater as metas

Grande parte dos vendedores não sabem organizar seu trabalho de forma produtiva. Está na hora de economizar tempo automatizando tarefas e focando no que realmente é importante: as vendas. Deixe de lado as papeladas, planilhas e tudo que empaca a sua produtividade e comece a utilizar um sistema que vai te ajudar de forma rápida e automatizada. Isso permite que você cumpra os prazos sem correria e a focar somente no que é necessário para você bater as metas. Além de conseguir trabalhar de forma organizada, você não perderá seu tempo com tarefas que te atrasam.
  1. Invista em treinamentos

Estar atento nas tendências e ter mais conhecimento das técnicas de venda é uma ótima forma de disparar na frente do concorrente. Não fique desatualizado(a) e faça treinamentos mensais para aprender mais. E não são treinamentos somente de técnicas e tendências de mercado, você também precisa ser um especialista no que vende. Portanto, nada de se acomodar achando que sabe coisas demais. Conhecimento nunca é pouco!
  1. Qualidade de vida no trabalho

Trabalhar sob pressão, correndo de um lado pro outro ou em computadores não eleva a produtividade de ninguém. Pelo contrário, te deixa uma pessoa estressada e distraída, gerando mais erros. Sem dúvidas, os vendedores que têm boa qualidade de vida são mais dispostos e trabalham mais felizes, melhorando, consequentemente, sua produtividade. Além disso, isso estimula a clareza mental, reduz acidentes de trabalho e afastamentos. Mas como melhorar a qualidade de vida no trabalho? Coisas simples já fazem toda a diferença: faça intervalos para descansar, alimente-se melhor, beba bastante água e faça alongamentos durante o expediente. Agora que você aprendeu um pouco sobre como melhorar sua força de vendas chegou a hora de colocar tudo em prática. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo. Boas vendas!]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *