As inovações tecnológicas surgiram para trazer mais praticidade para o ser humano, principalmente no ambiente corporativo, onde ajudam a deixar o cotidiano empresarial mais produtivo, facilitando o alcance das metas e o aumento das vendas. Para impulsionar o crescimento dos negócios, gestores e vendedores precisam se atentar às novas ferramentas que são capazes de modernizar os processos de vendas e comunicação com os clientes. Atualmente, estamos presenciando uma mudança de consumo e forma de trabalho: os negócios estão cada vez mais online. Uma empresa que realiza suas operações fora do ambiente virtual já está encontrando sérias dificuldades em trabalhar de forma prática, e a busca por meios de utilizar a internet de alguma maneira para suprir a demanda está cada vez maior. Afinal, como posso utilizar a tecnologia a meu favor para vender mais?

1. Gestão automatizada

Para o processo de expansão empresarial é necessário fazer uma gestão bem feita. Você consegue fazer isso utilizando softwares de gestão e aplicativos que podem te auxiliar no gerenciamento da equipe, vendas online, controle de caixa, metas e relacionamento com o cliente, tornando o cotidiano da sua empresa mais organizado e prático. A implantação de tecnologias que auxiliam no planejamento e controle financeiro, gestão de pessoal e vendas fará com que seu trabalho flua muito melhor, evitando erros e otimizando tempo.

2. Interação com o cliente

Anos atrás, as vendas se resumiam em contatos telefônicos e visitas. Mas devido ao desenvolvimento da tecnologia, agora podemos fazer contato por e-mail, SMS, mensagens instantâneas, mídias sociais, conferências online e claro, ainda continuar com as ligações e visitas presenciais. Os novos meios de comunicação incorporaram às vendas muitas possibilidades de interação entre vendedores e clientes que antes não existiam. Muitos acreditam que isso tornou as vendas mais frias e impessoais, porém acreditamos que isso aumentou o diálogo e melhorou os relacionamentos comerciais. Seja por Facebook, Skype, ligação ou pessoalmente, os clientes precisam saber que você está interessado em ajudá-lo no que ele precisa, com soluções práticas e de excelente custo-benefício. A tecnologia tornou isso mais fácil, já que as relações passaram a ser mais fluídas. Se um cliente em potencial estiver em reunião, por exemplo, ele não deixará de receber o seu e-mail. Ele vai apenas esperar o melhor momento para respondê-lo. Isso torna a relação comercial muito menos intrusiva. E o melhor: nenhum vendedor vai estar atrapalhando o cliente em um momento ruim ou sendo intrometido.

3. Acompanhamento de desempenho

Para ter uma perspectiva real de como estão as vendas da sua empresa, acompanhar o desempenho é fundamental para analisar o que precisa ser melhorado. Ao utilizar ferramentas oferecidas por um software de gestão, você consegue mensurar o real desempenho de cada um da sua equipe e se as metas estão sendo batidas. Isso interessa não apenas os gestores, mas os vendedores também, já que assim eles poderão melhorar o trabalho a partir de dados reais. Por meio de um CRM, por exemplo, o vendedor poderá analisar a eficácia de suas negociações, fechamentos e taxa de rejeição. Isso permitirá que ele saiba no que precisa melhorar para que sua meta seja atingida com sucesso e de acordo com seu potencial.

4. Controle do tempo

A maioria das equipes de vendas reclamam da falta de tempo, mas muitas não conseguem perceber que esse não é o problema e sim o controle. Todos os dias são diversas reuniões, visitas, telefonemas, trânsito para ir até o cliente e outros. Isso deixa qualquer vendedor de cabeça cheia e muitas vezes até utilizando uma agenda fica complicado fazer a gestão de tudo isso. Para a alegria de muitos, a tecnologia permite fazer o gerenciamento do tempo para ter um controle maior de todas as atividades realizadas no dia. Você pode utilizar seu smartphone ou tablet e registrar tudo que precisa fazer, adicionando lembretes para não perder nenhum compromisso, fazer videoconferências com clientes que estão longe, usar o CRM para coletar informações e otimizar diversas tarefas com softwares que fazem relatórios automáticos, controle financeiro e muito mais. Só perde tempo quem quer! → Conheça a Agenda Online do SuasVendas Além de permitir que você não se esqueça de pequenas tarefas, como responder um e-mail, a tecnologia também possibilita que você lembre de todos os detalhes que deixamos escapar com a correria do dia.

5. Vendas online

Segundo a consultoria Frost & Sullivan, até 2020 o e-commerce B2B deve movimentar cerca de 6,7 trilhões de dólares no mundo, o dobro do comércio B2C. Oferecer esse canal de atendimento e compra, sem dúvidas, será um diferencial da sua empresa, facilitando a vida do cliente, que não precisará ir em sua loja física para realizar uma compra. Captar novos clientes, sem dúvida, é um dos principais objetivos das empresas que adotam o e-commerce B2B. Em tempos de crises financeiras empresariais, isso significa oportunidade de novas receitas e a baixo custo. Isso vai possibilitar fechar vendas além dos limites de distância e horário, ou seja, você  pode vender online em todo Brasil e disponibilizar seus produtos para que seus clientes possam comprar em qualquer momento, já que sua loja vai estar aberta 24 horas por dia.

6. Análise de mercado

Por último mas não menos importante, temos a análise de mercado, que pode ser feita de forma mais simples. Afinal, hoje é possível que você se cadastre no e-mail marketing de seu concorrente e saiba o preço de seus produtos, promoções e como está sendo a abordagem dele com os clientes. Além disso, você pode fazer pesquisa de mercado em sites e redes sociais. Estudar seu concorrente ficou ainda mais fácil. Viu como existem várias razões para aderir à tecnologia e utilizar todos os benefícios que ela pode oferecer para aumentar as vendas da sua empresa? Ficar atento às inovações e manter o seu negócio atualizado é primordial para se destacar no mercado e sair na frente dos concorrentes. Ainda não tem um software de gestão para te ajudar a trabalhar melhor? Conheça o SuasVendas. Atualmente o sistema é usado por mais de 20 mil vendedores e gestores de todo o Brasil, e conta com ferramentas que vão te auxiliar desde a pré-venda até o pós-venda. Além de ser uma excelente solução para força de vendas. → Clique aqui e faça um teste grátis! ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *