Fazer um currículo bem elaborado e satisfatório é fundamental para que você consiga aquela vaga de emprego que tanto deseja. Apesar da maioria dos vendedores utilizarem um modelo padrão, você pode fugir do comum e fazer um currículo personalizado para se destacar. Mas antes de começar, separe um tempo, pois não é possível elaborar um currículo em poucos minutos. Além disso, leve em conta as últimas tendências e o perfil da empresa que vai se candidatar a vaga. Os entrevistadores buscam profissionais que conhecem seu próprio potencial e sabem muito bem o que querem. É exatamente essa a impressão que você precisa passar! Selecionei algumas dicas que serão bem úteis para você fazer um currículo surpreendente. Confira:

1. Pesquise sobre a empresa que deseja concorrer a vaga
No momento do desespero para arrumar um emprego com rapidez, enviamos inúmeros currículos para diversos lugares, mas sempre existem aquelas empresas que são mais desejadas. Por isso, é importante elaborar um currículo específico para aquela tão sonhada empresa, considerando seu perfil. Caso você deseja trabalhar em uma organização que é mais descontraída, faça um currículo de acordo, utilizando ícones, ousando na redação e estética. Porém, esse mesmo modelo jamais poderia ser enviado para uma empresa tradicional. Por isso é importante fazer uma pesquisa e elaborar o estilo mais adequado para cada uma.  
2. Seja claro e objetivo
Os responsáveis pelas seleções nas empresas recebem inúmeros currículos ao longo do dia, e é importante lidar com a realidade de que eles não vão ler todos por completo. Sendo assim, deixe claro as informações principais e, caso necessário, selecione as mais importantes e organize-as para que o recrutador as veja logo no início. É importante lembrar de fazer uma revisão de todas as informações, se há uma boa formatação e verificar se há erros de português.  
3. Encante nas primeiras linhas
As primeiras linhas do currículo precisam ter o poder de encantar qualquer um que está lendo. Claro que inicialmente você precisa inserir suas informações pessoais como nome, contatos e outros. Mas e depois? Posteriormente, deixe claro seu objetivo e mencione qual o cargo pretendido, sempre sendo assertivo e se adequando à vaga para qual está se candidatando. Não adianta enviar currículo para uma empresa de varejo quando o seu foco é atacado, não é mesmo?
4. Resuma suas qualificações
Em poucas palavras, especifique suas principais qualificações, descrevendo as áreas de atuação e papel em cada uma delas. Por exemplo:
  • Representante Comercial com experiência em prospecção externa.
  • Vendedor de varejo com experiência em produtos.
Evite colocar linhas muito grandes de qualificações, mesmo que sejam importantes, elas podem deixar o currículo longo e cansativo. Escolha apenas aquelas que têm mais a ver com a empresa em que pretende concorrer a vaga.
5. Tenha atenção com as experiências profissionais
Sem dúvidas, essa é uma das partes mais importantes de um currículo e é preciso estar bem atento(a) para colocar suas experiências mais relevantes e atuais, na ordem mais recente para a mais antiga. Coloque os seguintes dados:
  • Nome da empresa que trabalhou.
  • Período em que trabalhou na empresa.
  • Cargo.
  • Atividades realizadas.
  1. Aposte na simplicidade
Currículos grandes, cheios de palavras difíceis e detalhes desnecessários não impressionam nenhuma empresa, pelo contrário, se perdem em pilhas de papéis que os recrutadores recebem diariamente. Muitas pessoas, na tentativa de chamar atenção, acabam exagerando na quantidade de informações e o resultado não é nada positivo. Basta colocar as seguintes informações para ter um currículo completo e informativo: dados pessoais, objetivo/interesse, formação acadêmica, qualificações e experiências profissionais. Utilize palavras simples e fuja da tentativa de aparecer mais inteligente. Não existe um currículo ideal, mas com essas dicas, com certeza você vai se destacar dos outros vendedores e alcançar seu objetivo: uma vaga na empresa que deseja. Adapte essas instruções à sua realidade, e com dedicação e criatividade você irá ter ainda mais oportunidades de trabalho. Caso tenha alguma dúvida, basta deixar um comentário abaixo. Estou à disposição para lhe auxiliar! 🙂 ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *