Com o avanço tecnológico, novas relações de trabalho, surgimento de novos modelos de negócio e reformulação da forma de consumo dos clientes, muitas empresas precisam se atualizar constantemente com as tendências de mercado. Mesmo que elas apontem o futuro, é preciso também se atentar ao presente e perceber quais condutas e atitudes começam a se desenvolver e se destacar. Analisamos a experiência de compra dos clientes e o mercado para ter uma visão de quais rumos as empresas e profissionais da área de vendas devem tomar no próximo ano. Confira a seguir:

  1. Invista em profissionais modernos e capacitados
Atualmente, os clientes estão mais empoderados devido a grande facilidade de acesso à informações, que os levam a pesquisar sobre as opções que podem resolver seu problema antes mesmo de entrar em contato com as soluções disponíveis. Por isso, os vendedores precisam estar preparados durante o atendimento para conseguir ganhar a confiança do cliente e fechar o negócio com sucesso. Como o consumidor chega preparado no momento da compra, munido de informações, o profissional responsável pela vendas precisa estar mais focado no negócio e nos problemas do cliente do que apenas tentar encantá-lo com um “papo de vendedor”.
  1.  Prospecção assertiva
A geração de leads é o primeiro passo do processo de vendas. Depois que são gerados, é preciso pensar nas pessoas, processos e outros fatores que podem levá-los à decisão de compra. Se comprometa com o número de prospects que você quer conseguir. Esteja disposto a fazer vários telefonemas, vistar clientes e falar com centenas de pessoas para conseguir atingir os prospects que necessita. Mas para trazer novos clientes, você não pode atirar para todos os lados. É preciso entender quem é seu cliente e como você pode chegar até ele. Para isso, defina seu perfil de cliente ideal (PCI) e foque nele.
  1. As pré- vendas são necessárias
Ainda não tem uma equipe responsável pela pré-venda? É melhor começar a implantar em sua empresa. Ela contribui para qualificar leads antes de enviá-los a equipe de vendas e ajuda a gerar menos custos, garantindo que o vendedor não perca tempo com pessoas que não querem comprar. Quando o profissional responsável pela pré-venda entende a principal dor do cliente, ele ajuda o vendedor a validar e entender como seu serviço ou produto pode ajudá-lo e oferecer exatamente o que é preciso.
  1. Mantenha seu time de vendas engajado
Manter uma equipe unida e participativa é um desafio cada vez maior, mas necessário, pois ter um time motivado e direcionado aos mesmos objetivos  pode ser umas das soluções para aumentar as vendas. Ofereça gratificações e reconheça a conquista dos integrantes da equipe. Essa aposta pode trazer o aceleramento da conversão, aumento de leads, melhor qualificação de oportunidades, melhor aprendizado sobre os clientes e estímulo de técnicas inovadoras.
  1. Utilize softwares de gestão
Os blocos de papel e planilhas estão ficando no passado. As companhias que estão investindo em softwares estão se destacando cada vez mais pela sua organização e aumento de lucros. O SuasVendas, por exemplo, proporciona grande redução de custos, controle integrado dos processos de vendas, evita o retrabalho e ajuda na tomada de decisões. Você pode utilizar as ferramentas para organizar ainda mais a gestão do seu negócio. Leia também “5 Motivos para implantar um software de gestão na sua empresa”.  O índice de erros reduz bastante devido a substituição dos processos manuais. Com o SuasVendas, muitos cálculos e informações são preenchidos automaticamente, o que diminui o risco de falhas que comprometem seu negócio. CLIQUE AQUI E FAÇA UM TESTE GRÁTIS. Que tal colocar tudo em prática para começar 2019 com o pé direito? Qualquer dúvida, basta perguntar nos comentários. Boas vendas! ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *