Captar novos clientes, sem dúvida, é um dos principais objetivos das empresas que adotam o e-commerce B2B. Em tempos de crises financeiras empresariais, isso significa oportunidade de novas receitas e a baixo custo. Os novos clientes pulverizam a carteira, retiram a dependência dos principais clientes e a cada novo prospect conquistado, a chance de vendas recorrentes a longo prazo é muito maior. Nem tudo deve girar em torno somente dos novos clientes, utilize o e-commerce para atrair clientes antigos da base. Faça ações de marketing, reative contatos, monte promoções com foco exclusivamente para esses clientes. Pense em algo que pode trazer bons e rápidos resultados.

Trabalhe todo o catálogo de produto
Muitos vendedores focam apenas nos produtos de maior giro e mais fáceis de vender. Porém, é uma estratégia errada. É comum que clientes antigos, por exemplo, não conheçam toda a linha de produtos de um fornecedor e comprem apenas os que saem mais. Portanto, crie estratégias de comunicação para mostrar todo o seu catálogo. Isso sempre traz ganhos, diversificando sua venda e aumentando o ticket médio dos produtos.
Busque vendas recorrentes
Tão importante quanto conseguir novos clientes é fazer com que eles comprem sempre. O valor de um cliente se mede muito mais no relacionamento a longo prazo do que apenas no primeiro pedido que ele fizer. As vendas recorrentes têm um retorno bem maior, já que o custo de marketing ou captação de cliente envolvido é bem menor. Invista nessa estratégia.
Foque também nas pequenas compras
Normalmente, as empresas focam nos grandes clientes e pedidos, e quando chega um cliente querendo fazer pedidos pequenos, algumas companhias preferem deixar de lado. Quanto mais clientes melhor, não é mesmo? Para que você não perca dinheiro devido ao processo de venda ou com algum problema logístico que envolva pequenos pedidos, o modelo de e-commerce vai ser ótimo para seu negócio. Se estes pequenos clientes poderem fazer pedidos num modelo de autoatendimento, os custos comerciais podem ser reduzidos e a relação de custo/benefício fica melhor. Leia também “Vantagens para uma empresa B2B investir no e-commerce”. 
Como o e-commerce aumenta a receita das empresas?
O comércio eletrônico tem dois processos principais e que ajudam a aumentar o lucro:
  • Intercâmbio de dados: é capaz de transmitir e sincronizar dados eletronicamente e em tempo real.
  • Reduz o tempo do ciclo de vendas: como consequência dos algoritmos de troca de dados em tempo real, os tempos de ciclo são reduzidos substancialmente. Isso ajuda na melhora de produtividade, custos baixos e entrega de mercadoria rápida.
Quais  os benefícios do e-commerce B2B?
  • Canal de Venda Online 24 horas, permitindo que o cliente compre a qualquer dia e horário.
  • Possibilidade de atender 100% dos clientes em potencial.
  • O Cliente pode fazer compras, consultar posição de pedidos e entregas de forma rápida..
  • Facilidade e agilidade em ações de marketing.
  • Ampliar a carteira de clientes.
  • Facilidade em vender para clientes distantes geograficamente.
O e-commerce B2B pode ser bastante explorado e trazer um retorno financeiro gratificante para sua receita. Se você ainda não tem uma loja virtual, está na hora de pensar a respeito. CONHEÇA O E-COMMERCE DO SUASVENDAS. TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS! Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar o post com os amigos. Boas vendas!  ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *