Desejar fazer mais com menos esforços é o desejo de muitos vendedores e empresas. Este objetivo figura entre as principais metas corporativas, especialmente com o aumento da concorrência. Não basta olhar esse objetivo somente de forma global, é preciso entender o que torna cada departamento mais eficiente, de acordo com suas necessidades e rotina. Nesse post você vai conferir algumas dicas para aumentar a produtividade nas vendas, um fator essencial para todos os negócios e com um grande impacto no orçamento das empresas. Se você é gestor ou vendedor, poderá encontrar caminhos que irão acelerar os resultados, e ao mesmo tempo manter a eficiência das operações comerciais. Separamos seis dicas que vão te ajudar bastante. Veja abaixo: 

1.  Elimine o que atrapalha seu foco
Antes de adotar novas práticas, entenda o que está atrapalhando sua jornada de trabalho. Olhe com atenção para toda sua rotina para enxergar o que tira sua concentração ou consome tempo maior que o necessário. Pontos insignificantes da sua rotina podem comprometer grande parte da sua produtividade, como qualidade da internet e computadores, telefone tocando sempre na mesa do mesmo vendedor e outros. Pode parecer besteira, mas imagine como a produtividade cai quando você tenta colocar ou pegar informações no CRM e a página não carrega devido a lentidão da internet? Ou como aquela espiadinha nas redes sociais pode fazer você perder um bom tempo? No final do dia, o prejuízo pode ser grande! 
2. Liste suas prioridades
Trabalhar com uma lista de prioridades garante que o que for mais importante seja feito primeiro. Atualmente, há diversas ferramentas e metodologias que podem te dar suporte, basta encontrar as que melhor se adaptam a sua realidade. É interessante fazer essa lista diariamente, antes de começar a jornada de trabalho. Assim você já visualiza o que precisa ser feito e poderá gerir melhor seu tempo e energia para cada atividade.
3. Use ferramentas de vendas
Nada é mais indicado para melhorar a produtividade do que utilizar ferramentas que vão acelerar o processo das vendas. Você pode ter todas as informações do escritório na palma da mão, organizar a agenda, catálogo de produtos e muito mais. Aproveite o que a tecnologia tem a lhe oferecer. A implantação de um sistema de vendas certamente é um passo importante para ter não apenas vendedores eficientes, mas a empresa toda organizada. CONHEÇA O SUASVENDAS: SOFTWARE DE GESTÃO INTELIGENTE.
4. Tenha metas
Para chegar em algum lugar, é preciso saber para onde ir. Portanto, assim como existe metas gerais para o time comercial, é interessante traçar metas pessoais de produtividade associadas às vendas, como quantidade de novas prospecções, ligações realizadas e outras.
 5. Avalie o processo de vendas
O processo de vendas é um pilar para a produtividade das vendas. Portanto, não descuide de cada etapa pela qual cada potencial cliente passa até fechar negócio. Otimizar todo o processo pode acelerar significativamente os resultados. Mas como fazer isso? Bom, pode ser bem simples, basta começar a utilizar um sistema de gestão. Isso simplificará bastante seu trabalho. Leia também “7 Dicas imperdíveis para vender mais”.
6. Faça testes
Teste frequentemente seu modo de trabalho. Sempre há algo em que pode ser melhorado ou uma nova prática a ser implementada. Monitore suas próprias atividades ou as do time e pense a todo momento em como pode melhorar seu trabalho. Somente assim sua rotina caminhará para uma performance de excelência. O que você faz para ser mais produtivo(a)? Conta pra gente nos comentários e compartilhe o post com os amigos. Boas vendas!]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *