Vendedores realmente se esforçam sem receber comissão? Muitas empresas acreditam que não, e utilizam as comissões de vendas unicamente para incentivar e motivar a equipe. Claro que são funções importantes, mas as organizações inteligentes vão muito além de definir um percentual fixo sobre as vendas para remunerar os vendedores e estimulá-los. A comissão pode ser usada como uma ferramenta estratégica para direcionar a equipe de vendas e ajudar com que ela alcance os objetivos do negócio. Confira a seguir 4 dicas para usar a comissão para melhorar os resultados da sua empresa.

  1. Aumento do ticket médio
Para aumentar o ticket médio dos negócios você pode utilizar o upsell (fazer com que os clientes comprem soluções melhores e mais caras) ou cross-sell (vender produtos ou serviços complementares aos que já compraram). Cada vendedor pode receber um bônus extra toda vez que seu cliente mudar um plano ou agregar novos produtos ou serviços em seu pedido usual.
  1. Comissão por grupo
Um meio radical de melhorar a produtividade de toda a equipe de vendas é atrelar o recebimento de comissão em função da meta do grupo. Ou seja, mesmo se o vendedor bater sua meta pessoal, ele não irá receber se a meta do grupo não for batida. Essa estratégia faz uma pressão social em quem não está se esforçando em fazer um bom trabalho. Porém, tome cuidado ao adotar esse sistema, pois pode não ser muito saudável no clima do ambiente de trabalho.
  1. Superar metas
Se você tem um vendedor que sempre bate as metas e demonstra ser um profissional de alta performance, comece a remunerá-lo de maneira diferenciada. A partir do momento em que o vendedor bater a meta, você pode aumentar alguns pontos percentuais na comissão, ou seja, ele ganhará um bônus. Isso evita corpo mole no restante do mês depois que os vendedores baterem suas metas. Leia também “4 ações que vão motivar sua equipe de vendas”. 
  1. Margem de lucro
Produtos com alta margem de lucro e valor agregado são mais difíceis de vender, por isso, uma comissão maior para os vendedores ajuda todo mundo. Eles irão se esforçar para ganhar mais e a empresa vai conseguir mais vendas e as margens que deseja.
Comissão: mais que um fator de motivação
Não existe uma regra fixa para definir as comissões dos vendedores. Tudo depende das características e objetivos da sua empresa. Mas saber usar isso como benefício, tanto para a companhia como para o vendedor, pode fazer toda a diferença no volume de vendas. Para facilitar seu cálculo de comissões, o SuasVendas contabiliza tudo automaticamente e de acordo com a forma que você trabalha: liquidez de títulos ou fatura. É uma solução completa e que poupa muito do seu precioso tempo com relatórios e cálculos desnecessários. Clique AQUI e faça um teste grátis! Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar o post com os amigos. Boas vendas!]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *