Muito se fala na análise dos dados, principalmente os profissionais da área de marketing devido ao potencial dessa estratégia em reduzir custos, melhorar a qualidade do serviço ou produto, otimizar o desempenho das vendas e inovar.   Para a equipe de vendas, a análise dos dados pode ser uma mina de ouro, pois assim os vendedores entenderão melhor as motivações, comportamento do consumidor e tendências, nos quais poderão utilizar como base estatística nos processos de vendas. Apesar dos inúmeros benefícios, muitas empresas ainda enfrentam desafios para investir em dados. Segundo Heed, por dois motivos:

  • Não investem esforços para analisar os dados para melhorar compreensão e depois fazer mudanças com os novos insights.
  • Não utilizam de modo satisfatório as informações que já possuem, ou não sabem gerenciá-las com base em métricas bem definidas.
Hoje você vai conferir alguns motivos para aplicar essa estratégia em seu negócio. Confira!
Quais os benefícios?
  1. Melhora a tomada de decisões
Grande parte das empresas ainda fazem análises de dados básicas e poucas utilizam uma mais avançada. Os programas de análises de dados orientam a equipe de vendas a melhorar a tomada de decisões. Além disso, utilizando um CRM, você terá todos os dados sendo mostrados em tempo real. Isso permite permite que você não perca tempo fazendo grandes relatórios mensais e as ações podem ser feitas naquele momento, agilizando todo o processo de vendas. As organizações que pretendem avançar nessa estratégia estão utilizando o crescimento da análise de dados e inteligência artificial para expandir a fronteira da criação de valor para vendas B2B. Isso tem gerado resultados notáveis nas gerações de leads e gerenciamento da carteira de clientes e prospects.
  1. Geração de leads
O Google Analytics tem se tornado uma ferramenta cada vez melhor para aumentar a precisão da geração de leads e a automação dos processos de vendas. Em combinação com o marketing, ele ajuda a entender a jornada do cliente e a identificar o que é um bom lead para se qualificar. Esse trabalho pode ser feito em meio ao alinhamento dos times de marketing e vendas. Quando ambos trabalham juntos, todo o processo de vendas é melhorado, já que o marketing saberá quem deve atrair e como a aquisição de novos clientes poderá ser feita de maneira mais assertiva, identificando erros do funil de vendas. Muitas empresas têm investido nos dados do mercado para desenvolver uma visão mais detalhada das perspectivas de vendas. As fontes de dados internas com as de dados externas desses mercados geram uma visão completa do cliente. A utilização dessas duas ferramentas ajuda a entender quais fatores realmente importam na conversão de leads e orienta na estratégia de vendas. Com a combinação dos insights e automação inteligente, as empresas estão vendo uma capacidade de identificar oportunidade e converter mais.
  1. Qualifica a equipe de vendas
A busca por vendedores qualificados já são realidade dentro das empresas, que estão combinando dados de vendas, clientes e RH para entenderem os fatores que geram sucesso. Esse tipo de análise ajuda as empresas a identificar os melhores vendedores e colocá-los em contato com seus clientes mais importantes. Essa análise também revela traços estatisticamente  importantes de vendedores de alto desempenho.
Ações para superar obstáculos
Implementar a análise eficaz de dados pode ser difícil. Embora algumas companhias tenham lutado com a execução, outras foram impedidas de começar por sua infraestrutura ou falta de equipe qualificada. Veja oito ações que as empresas de sucesso tomam para superar obstáculos comuns, mas significativos:
  1. Começam com soluções de baixo custo;
  2. Equipe bem treinada;
  3. Aproveitam bem os dados;
  4. Facilitam a integração do vendedor com os dados;
  5. Entendem que os dados não vão transformar o negócio sozinhos;
  6. Melhoram o contato com os clientes por meio do CRM (Conheça o SuasVendas e implemente o CRM na sua empresa);
  7. Otimizam o processo de vendas;
  8. Fazem previsões das vendas.
Em meio ao mercado competitivo, as empresas precisam aprender a utilizar seus dados para se destacar dos concorrentes. Mas para fazer isso da melhor maneira, é preciso saber utilizá-los e analisá-los.  As companhias que implementam essa estratégia aumentam o desempenho das vendas e melhora toda as etapas do ciclo. Tem alguma dúvida sobre o assunto? Pergunta pra gente nos comentários! Boas vendas! ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *