Receber indicações de clientes é o sonho de qualquer empresa, pois quando as indicações começam a serem feitas as vendas aumentam. Além disso, funciona como uma publicidade eficaz e de baixo custo, já que você poderá diminuir os investimentos com divulgação. Segundo pesquisas do consumidor, o custo para ganhar um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter um já existente. Por isso, começar a usar a indicação como meio de conquistar novos clientes é uma estratégia excelente. Mas afinal, como posso desenvolver uma rede de contato com clientes antigos, atuais e prospects para obter indicações e conquistar novos negócios? Veja a seguir.

  1. Entregue produtos e serviços de qualidade 
A melhor forma de gerar confiança dos clientes é atender e superar as expectativas deles. Pois quando estão satisfeitos, eles fazem indicações por razões lógicas e emocionais. Para conquistar indicações da melhor forma, comece a identificar e explorar todas as oportunidades de contato no ciclo de vida do cliente, o fazendo acreditar que sua empresa é confiável e que pode ser indicada.
  1. Não seja apenas um vendedor, seja também um consultor e amigo
Ensine seus contatos a comprarem o que você vende, não apenas o produto comercializado, mas também a empresa que você representa. Em uma negociação que nem sempre é concretizada no primeiro atendimento, mostre ao cliente que você confia na empresa que representa e que continuará a dar todas as informações e consultorias até o momento em que ele desejar fechar negócio. Leia também “Como o atendimento ajuda a fidelizar clientes.”
  1. Incentive avaliações
Com a evolução da internet, clientes não compram um produto ou serviço sem antes fazerem uma rápida pesquisa online. Por isso, após um tempo em que a venda foi fechada, peça para o cliente responder uma pequena pesquisa de satisfação e deixar um depoimento sobre o seu serviço. Pode ser um comentário ou vídeo. Tudo é válido. Posteriormente, você pode destacar as avaliações mais positivas em seu site para dar mais segurança aos novos clientes. Mesmo que o prospect venha de uma indicação direta de amigos, esse tipo de avaliação pode trazer mais negócios para você.
  1. Não tenha medo de pedir indicações
Muitos vendedores sentem medo ou vergonha de pedir indicações, mas é necessário! Perguntas como “você conhece mais alguém que precisa do nosso serviço/produto?” feitas no momento certo não ofendem ninguém e podem gerar muitos contatos.
  1. Ofereça recompensas
Seu cliente pode ser apaixonado pela sua marca ou empresa, mas mesmo assim, às vezes, é necessário um estímulo para fazê-lo distribuir indicações. A recompensa pode ser quantitativa, ou seja, um desconto na próxima compra ou comissão sobre a venda; ou qualitativa, com um agradecimento, mostrando que isso foi importante para sua empresa.
  1. Pesquise informações do prospect indicado
Se o cliente fez uma indicação da sua empresa, é porque ele tem confiança em seu trabalho. Portanto, não tenha medo de perguntar mais informações a respeito do indicado, como ramo de atuação, qual a principal necessidade dele e outras. Isso vai te ajudar no momento do atendimento. Viu como a indicação de clientes pode ser benéfica para o seu negócio? Agora é hora de começar a colocar nossas dicas em prática para aumentar as vendas. Caso tenha alguma dúvida, faça sua pergunta nos comentários. Boas vendas! ]]>

1 comment on “6 Dicas para receber indicações de clientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *