O time comercial é responsável por vender produtos ou serviços a um determinado público. Esses profissionais, além de vender, precisam entender seu produto com profundidade e seu diferencial frente à concorrência para usá-lo a seu favor. Uma das principais atividades realizadas pelo time comercial é o processo da pré-venda, venda e pós-venda. Nessas etapas, os profissionais prospectam clientes, garantem a compra e asseguram a satisfação com os serviços ou produtos. Não é um trabalho fácil de ser feito, tanto que os profissionais dessa área precisam ter um perfil específico para ter sucesso. O comercial tem missão direta com os lucros da empresa, pois esse setor vende uma parte da própria companhia para seu cliente. Os colaboradores moldam uma imagem sobre os serviços e produtos, além de serem responsáveis por manter a reputação frente aos consumidores. Caso os clientes não tiverem uma boa imagem sobre o que está sendo vendido, logo em seguida vão procurar o concorrente que transmita empatia e confiança. Veja a seguir três processos que se forem bem feitos pelo seu time comercial você terá sucesso em grande parte dos negócios.

Prospecção
A prospecção tem importância vital para qualquer empresa bem sucedida. Com uma pesquisa bem elaborada ou uma inteligência comercial, as próximas etapas tendem a ser mais fáceis. Nesse processo, é preciso entender por quê o cliente fecharia contrato com sua empresa, ou seja, quais benefícios terá. E para fazer isso, é preciso conhecer detalhadamente o público que negociará. Uma boa equipe é fundamental nessa etapa, que precisa ser bem feita para que o restante do processo de vendas flua com mais facilidade.
Vendas
Na hora da venda, uma das estratégias do departamento comercial é usar toda a simpatia para se aproximar de seu público. A comunicação dos profissionais podem fazer toda a diferença, já que uma boa oratória e a capacidade de argumentação são essenciais para os profissionais que trabalham na área. Um bom time vai saber convencer os clientes de que seu produto é a melhor opção. Leia também “4 Ações que vão motivar sua equipe de vendas”.
Pós-venda
Depois do processo de vendas ter acabado, é preciso dar todo o suporte ao cliente sobre seu novo produto ou serviço. Essa atitude demonstra que sua empresa dá atenção ao consumidor e isso é fundamental para estreitar laços. Quando um cliente precisar de outro serviço ou fazer uma indicação, esse cuidado do pós-venda será um fator decisivo. Portanto, é preciso ser feito com cuidado e atenção através de uma equipe bem preparada. Nesse post você leu um pouco sobre o quanto é importante ter um bom time comercial dentro da empresa, pois se todos os processos forem bem executados, seu negócio terá rendimentos positivos. Caso você não tenha uma equipe preparada, as perdas podem ser grandes. Tem uma boa equipe comercial na sua empresa? Conta pra gente nos comentários e compartilhe o post com os amigos. Boas vendas!  ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *