Saber quais tipo de sociedade existem para empresas é essencial para qualquer empreendedor, principalmente para o que está no início do planejamento de um novo negócio. A sociedade empresarial serve para pessoas que desejam montar um empreendimento, cujo intuito é comercializar bens ou serviços em busca de lucro. Parece simples, mas não é. Dividir uma empresa com um ou mais sócios requer grandes responsabilidades, ideias e capital compartilhado. Para te ajudar, selecionamos algumas sociedades para você conhecer e escolher a mais adequada para o seu tipo de negócio. Confira:

  1. Limitada
A Sociedade Limitada é um modelo de negócio em que cada um dos sócios entra com um investimento no capital social. A participação de cada um na empresa é proporcional a esse investimento. Caso a empresa entre em falência, os patrimônios dos associados podem ser preservados, evitando que tenham prejuízo.
  1. Simples
As sociedades simples são adequadas para empresas mais básicas e que oferecem apenas serviços, constituídas por dois ou mais parceiros do ramo. A empresa que tenha uma Sociedade Simples não está sujeita a processos de recuperação judicial e não precisa ser registrada na Junta Comercial. O registro é feito em um cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas. Ou seja, esse tipo de sociedade envolve bem menos burocracias.
  1. Anônima
Na Sociedade Anônima o capital da empresa é dividido em ações. As partes são iguais e limitam a ação dos sócios ou acionistas de acordo com o preço da emissão dessas ações.   Esse modelo de sociedade requer pelo menos dois sócios ou acionistas e deve ser voltada para o empresariado, a fim de acumular capital.
  1. Nome Coletivo
Essa sociedade pode ser feita apenas com pessoas físicas e todas os sócios contam com responsabilidade limitadas. A administração da empresa precisa ser feita obrigatoriamente pelos sócios, sem a ajuda de terceiros.
  1. Cooperativa
As Cooperativas são consideradas sociedades simples, com foco na prestação de serviços para seus associados. Elas não possuem fins lucrativos e atendem a interesses comuns de determinado grupo de pessoas. Sua gestão é democrática, com participação integral e ilimitada de todos os associados.
  1. Conta de Participação
Nessa modalidade, duas ou mais pessoas se unem, podendo ser sócios participativos ou ostensivos. O sócio participativo não tem responsabilidade jurídica, já o ostensivo, que deve ser obrigatoriamente empresário, responde pela administração e utiliza seu nome para executar a função social da empresa. A sociedade em conta de participação não possui personalidade jurídica autônoma.
  1. Comandita por Ações
É uma modelo de sociedade por ação que tem um capital social dividido em cotas, porém apenas os sócios administradores possuem responsabilidades ilimitadas nas funções sociais. Em caso de falência, os bens pessoais dos sócios diretores só são atingidos se o capital social da companhia se esgotar. Qual o tipo de sociedade se encaixa no seu negócio? Conta pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar o post com os amigos! Abraço!]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *