Ter um bom plano de redução de custos requer uma análise elaborada das dinâmicas de vendas e comportamento dos clientes. Ao tomar conhecimento dos seus gastos e conhecer bem seu público, a empresa poderá investir recursos de forma mais segura e reduzir desperdícios com tempo e dinheiro em ações que não estão funcionando bem. O principal objetivo das estratégias de corte de gastos deve ser promover vendas menos dispendiosas, mas também torná-las mais eficazes. É preciso concentrar esforços em garantir o sucesso dos negócios e diminuir o risco de comprometer o crescimento. Listamos algumas dicas que podem ser muito úteis em situações de redução de custos nas empresas. Confira:

  1. Automatize o processo comercial e de vendas
Até mesmo uma equipe extremamente qualificada precisa de boas ferramentas para atuar de forma satisfatória. Portanto, encontrar meios de economizar tempo de modo com que os vendedores fiquem mais focados nas vendas é primordial. Investir em softwares de vendas com o intuito de trazer automação e agilidade no processo comercial para converter mais vendas pode ser uma ótima maneira de começar a reduzir custos e melhorar a produtividade. Com o auxílio de um bom software de vendas será possível emitir pedidos e orçamentos com mais facilidade, acompanhar clientes e prospects por meio do CRM, saber o que tem em estoque e o que está em falta, e muito mais! Uma das grandes vantagens desses sistemas é a possibilidade de acesso a qualquer momento e em qualquer lugar, permitindo que os vendedores utilizem as funcionalidades por meio do celular.
  1. Faça análises rigorosas
Uma boa análise das ações voltadas às vendas faz toda a diferença dentro de uma empresa. Ela permite que você desenhe estratégias mais assertivas e descarte métodos pouco eficazes. Notamos que muitas empresas coletam métricas, mas não as utilizam ao seu favor. Métodos de medir os resultados precisam ser criados para fazer os ajustes necessários nas ações e  para ajudar a tomar decisões baseadas em dados reais. Leia também “Saiba como reduzir custos do seu processo de vendas”. 
  1. Evite erros
Após realizar uma análise elaborada você poderá identificar oportunidades de redução de custos e criar uma estratégia de implementação em poucos meses, porém, é preciso evitar decisões precipitadas, que são bem comuns em momentos de crise. Foque em suas prioridades em curto prazo, sem deixar de levar em conta que nem tudo pode ser feito de uma vez. Alguns erros são bem comuns no momento da redução de custos, como cortar o apoio de departamentos que realizam atividades da parte operacional e gerencial. Esse é um dos equívocos mais frequentes que acaba gerando desperdício de tempo dos vendedores, pois eles passam a assumir tarefas extras, como criação de relatórios e desenvolvimento de materiais de vendas que não devem ser atividades de quem é contratado para vender. Antes de fazer qualquer corte de gasto, veja o que é importante e qual será o impacto gerado. Pequenas mudanças podem gerar grandes dores de cabeça. Muitas organizações provam que é possível aumentar a lucratividade ao reduzir despesas de vendas. Mas para que isso aconteça, priorize a manutenção de recursos suficientes para proteger as receitas atuais. Alguns gestores podem enfrentar uma certa resistência por parte da equipe de vendas devido a mudança de processos. Por isso, é importante deixar claro para os colaboradores que essas transformações não tem somente o objetivo de reduzir custos, mas também de melhorar a satisfação e retenção de clientes. Investir na redução de custos da forma correta e responsável pode gerar muitos benefícios aos negócios. Portanto, faça isso da maneira correta e melhore seus resultados. Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar o post com os amigos.]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *