Apesar de ser mais informal, um almoço de negócio é uma extensão da sala de reuniões, portanto, as regras da etiqueta profissional não podem ser deixadas de lado. O modo como você se comporta pode garantir o fechamento de um negócio de sucesso e até mesmo uma promoção. Antes do almoço de trabalho, faça sua lição de casa, fazendo uma preparação de vendas, como: conheça o mercado, suas soluções, o cliente, sua empresa e as preferências pessoais dele. Para te ajudar, reunimos algumas dicas úteis. Confira: 

  1. Local ideal
Antes de escolher o local do almoço, procure saber se há restrições alimentícias do cliente, tanto por opção pessoal, quanto cultural. Opte por gastronomias menos exóticas, com sabores peculiares. Evite também menu com muitos pratos difíceis de comer, como alimentos com molho ou apimentados. Procure restaurantes mais tranquilos e silenciosos para que a conversa não atrapalhe a reunião. O anfitrião deve ser o responsável para fazer a reserva das mesas. Atente-se.
  1. Estude assuntos interessantes
Antes do compromisso, estude muito bem os assuntos que serão abordados durante o almoço corporativo. Vale escrever em um papel todos os pontos que precisam ser levantados durante a conversa, mas lembre-se de não levar suas anotações. Decore!
  1. Vista-se bem
Evite peças extravagantes ou coloridas demais. Dê preferência a roupas clássicas e tome muito cuidado com o excesso de maquiagem e perfume. Leia também “Dicas para se vestir melhor e potencializar as vendas”.
  1. Levante-se ao ser apresentado
Jamais permaneça sentado ao ser apresentado a outra pessoa. Caso seja pego de surpresa e não consiga levantar-se imediatamente, incline seu corpo para frente, mostrando a intenção de se levantar.
  1. Evite celular e tablet
Dispositivos eletrônicos devem permanecer guardados e não sobre a mesa. Ficar mexendo no celular nem pensar! Coloque o telefone no modo silencioso. Caso precise atender uma ligação importante, peça licença e levante-se da mesa.
  1. Conta
A responsabilidade de pagar a conta é sempre do anfitrião, mesmo que o convidado se ofereça para pagar. Além disso, nunca deve ser comentado o valor pago. Ao se comportar corretamente, respeitando adequadamente a essas regras, o almoço de negócio poderá ser muito mais agradável e positivo para as vendas. Você também pode transformar esse compromisso de trabalho em uma excelente oportunidade para criar relações profissionais e obter melhores resultados. Tem alguma dúvida? Pergunte pra gente nos comentários e compartilhe o artigo com os amigos.  ]]>

2 comments on “Como se sair bem em um almoço de negócio

  1. Eu acho que realmente é uma boa oportunidade para a aproximação de vendedor x comprador e as observações feitas nesse artigo são muito importantes, tal como deixar o celular de lado e por o foco na reunião. Uma grande coisa em um encontro em um ambiente desses é a descontração que os participantes ficam e com isso é evidente que os negócios com certeza fluirão melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *