A maioria das pessoas trabalham para conseguir dinheiro e é difícil fugir dessa regra de mercado. Porém, o incentivo financeiro não vai garantir o bom desempenho dos profissionais, já que nem sempre é possível dar bônus ou um aumento no salário. Saber como motivar a equipe e estar atento às suas reais necessidades, faz com que qualquer gestor se torne um líder de sucesso, pois assim, além de incentivar o trabalho, ele também terá uma boa relação com os colaboradores. O líder precisa estar atento ao que motiva cada pessoa, abrindo um diálogo franco com os funcionários para perceber e perguntar de forma direta o que cada um aprecia, o que os deixam felizes e motivados. Cada pessoa tem seu próprio jeito de se sentir estimulada, mas algumas ações básicas podem melhorar bastante o rendimento de toda a equipe. Confira a seguir:

  • Inspirar
Além de cobrar e passar funções, o líder também precisa inspirar sua equipe, sendo um modelo. Portanto, se você quer ser um bom gestor, tenha coerência com o que você fala e faz.
  •  Reconhecer
Esse tópico é essencial para que a equipe se sinta valorizada e inspirada para fazer um bom trabalho. Mas como fazer isso? No dia a dia pode ser feito através de elogios e retornos de feedback. Outro gesto que também pode mostrar sua satisfação é, por exemplo, se um dos colaboradores elaborou um projeto e o chefe o leva junto no momento de defender esse trabalho para a diretoria pode ser uma ótima oportunidade de reconhecimento.  
  • Ouvir
Todo profissional deseja ser ouvido, seja para uma sugestão ou reclamação. A participação das pessoas nas soluções também motiva os grupos. Porém, não basta apenas escutar, é preciso considerar aquela resposta como uma possibilidade real.
  • Desafiar
A rotina pode destruir a motivação de qualquer trabalhador. Por isso, cabe ao gestor também colocar desafios e tarefas que fujam das atividades diárias. No bom sentido, isso é um obstáculo que o profissional irá gostar, pois ele percebe que fez algo diferente e saiu da mesmice. Ainda não estimule sua equipe? Está na hora de começar a colocar nossas dicas em prática para melhorar o ambiente de trabalho e as vendas. Caso tenha alguma dúvida, pergunte pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar o artigo com os amigos.  ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *