Fidelizar clientes não é uma tarefa simples, principalmente com o crescimento de concorrentes. Muitas pessoas não sabem, mas o CRM (Customer Relationship Management), que é o gerenciamento de relacionamento com clientes, tem sido um poderoso aliado na construção de uma marca forte, permitindo a aproximação e qualificação dos clientes e também ajuda na fidelização. Além disso, o CRM tem uma grande vantagem: a centralização dos processos, de modo que todo o acompanhamento e estratégias são feitas a partir de um ponto principal. Quer saber mais sobre suas vantagens? Confira a seguir:

  1. Informações centralizadas sobre seus clientes
Utilizando o CRM você poderá identificar com clareza seu público-alvo e quem você deve conquistar para fechar mais vendas. Esse tipo de informação pode se transformar em alguma estratégia. Essa ferramenta permite que todos clientes, e até mesmo potenciais clientes, fiquem armazenados automaticamente no sistema. Mas para fazer isso, é preciso conseguir os cadastros de todos eles no momento das ações de marketing ou da compra. Esse sistema de armazenamento, diferente das antigas planilhas que ficavam desatualizadas e não mostravam informações com clareza, evita falhas e proporciona uma visão mais ampla dos seus clientes.
  1. Campanhas de marketing
As campanhas de marketing são pontos importantes que ficam no caminho da fidelização de sucesso. Elas podem ser controladas a partir do CRM, pois ele permite montar e automatizar toda a estratégia de comunicação do seu negócio. Primeiro você identifica seu público-alvo, levanta subcategorias através de segmentação, depois cria estratégias diferenciadas paras cada público e, por fim, dispara as campanhas. Se a sua empresa estiver investindo no marketing de conteúdo, por exemplo, o CRM permite uma melhor identificação das características da persona, contribuindo para o melhoramento das campanhas.
  1. Histórico de relacionamento
É uma função simples, porém de grande importância. Por meio dela você pode armazenar de forma ordenada todos os contatos que teve com o seu cliente. Todos os detalhes podem ser escritos para identificar com singularidade cada ligação ou visita realizada. Isso permitirá que você trate o consumidor de forma única, pois ter um histórico e tudo que foi conversado fará com que ele sinta que sua marca realmente presta atenção e se importa com seus problemas e demandas.
  1. Pós-venda
Infelizmente, a cultura do pós-venda ainda é muito fraca em nosso país. Porém, é uma etapa essencial para ganhar credibilidade e confiança dos consumidores. Mas é preciso fazer da maneira correta. Algumas pessoas veem o pós-venda de forma negativa e muitos se recusam a responder questionários. Por isso, você pode integralizar essa estratégia com um programa de fidelização, por exemplo, e oferecer produtos com descontos na próxima compra, caso ele responda suas perguntas. Essa etapa é importante para valorizar toda a experiência do cliente e garantir melhorias futuras. Não deixe isso pra depois e comece a fazer o pós-venda  hoje mesmo na sua empresa.
Fidelização de clientes
Se você começar a seguir todas as dicas acima, com certeza estará no caminho certo para a fidelização. Esteja atento em quais estratégias estão funcionando para melhorar cada vez mais a relação com o cliente. Não se esqueça de fazer o follow up e o pós-venda, pois esses fatores são grandes diferenciais entre os concorrentes. Entendeu a importância do CRM para a fidelização de clientes? Caso a resposta seja não, pergunte pra gente nos comentários. Vamos lhe auxiliar no que for necessário. Ainda não tem CRM? Faça um teste grátis por 14 dias no SuasVendas e aproveite. Boas vendas!  ]]>

1 comment on “Como utilizar o CRM para fidelizar clientes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *