A área da representação comercial está cada vez mais promissora para profissionais de vendas, sendo uma atividade autônoma e independente. Excelente para pessoas com visão de empreendedorismo, que sabem gerenciar seu próprio negócio. Para ser um representante comercial de sucesso é preciso, antes de tudo, ser um profissional que domine as técnicas de vendas e que tenha um ótimo conhecimento do que vende. Além disso ele precisa fazer um bom acompanhamento do pós venda, para certificar-se da satisfação do cliente diante do seu trabalho. Para te ajudar a melhorar suas técnicas de vendas, selecionamos algumas dicas que são essenciais para se aproximar dos clientes e fechar negócios promissores.

  1. Faça uma boa apresentação
A primeira impressão é a que fica. Use roupas discretas, limpas, bem passadas e sapatos em boas condições. Ao olhar para você, o cliente precisa fazer um bom julgamento e acreditar em seu profissionalismo. Com uma primeira impressão satisfatória e uma boa apresentação, você poderá ter um diálogo mais assertivo, no mesmo nível do cliente, utilizando palavras diretas e claras, sem gírias. Leia também “Dicas para se vestir melhor e potencializar as vendas”.
  1. Apresente um material organizado
A organização é fundamental para conquistar a confiança dos clientes. Isso permitirá que você apresente seus produtos com informações completas e sem erros. O bom representante precisa ter em mãos valores e a ficha técnica dos seus produtos. Para isso, utilizar um sistema que permite ganhar tempo para preparar tudo da melhor maneira é uma ótima opção.
  1. Faça perguntas abertas
Ao fazer perguntas abertas você abre o diálogo para que o cliente mostre suas dificuldades e problemas. Torna-se mais fácil entender o cliente, possibilitando que você ofereça produtos que sejam necessários a ele e seu negócio.
  1. Transmita segurança
Mantenha um ar confiante, com um belo sorriso. Mostrar segurança faz com que o cliente se sinta mais à vontade para ter um diálogo mais aberto. Depois de conquistar a atenção dele, é preciso apresentar os produtos com muito conhecimento, sem hesitar ao passar as informações necessárias. Mostrar confiança ao apresentar o produto é uma boa forma de começar uma excelente negociação, pois você irá transmitir uma credibilidade que o cliente usa como fator chave para fechar um acordo.
  1. A venda não termina no fechamento do acordo
Há duas coisas muitos importantes paras o representante comercial manter seu cliente: pós venda e o follow up. Fazer o pós venda com eficiência vai garantir que seu relacionamento e do cliente cresça cada vez mais, abrindo oportunidades para compras futuras. Já o follow up é importante para que você garanta que o seu atendimento foi bem feito e se o cliente ficou satisfeito, permitindo que você evite futuros erros e veja onde pode melhorar. E aí, que tal colocar tudo em prática? Caso tenha alguma dúvida, pergunte pra gente nos comentários. Fique de olho em nosso blog e acompanhe várias dicas de vendas. 🙂 ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *