As vendas B2B ( termo em inglês Business to Business, que se refere a negócios comerciais realizados entre 2 ou mais empresas) atende parceiros para promover produtos e serviços, revendê-los ou para apoiar operações, sem foco no consumidor final. Esse tipo de vendas busca pelo melhor custo-benefício e agilidade nos processos. Assim como qualquer segmento, o mercado B2B apresenta vantagens e desvantagens. Que tal aprender um pouco mais sobre essas vendas e como superar desafios para melhorar os negócios? Confira a seguir.  

  1. Vendas B2B são complexas
  A tomada de decisão do comprador pode ser muito mais demorada em negócios B2B, já que geralmente é preciso pesquisar mais e comparar diversos fornecedores e orçamentos. Infelizmente, o processo de venda pode demorar meses. Para agilizar o negócio você pode personalizar a apresentação para cada cliente, oferecendo informações técnicas para suas necessidades. Apresente um material de qualidade, com depoimentos de clientes satisfeitos. Com isso você mostrará na prática os pontos positivos do seu produto ou serviço. Em seu site, crie um FAQ (Perguntas frequentes) para que o cliente interessado tire dúvidas com agilidade. Deixe em seu site tudo o que for de relevante, como redes sociais, canais de contato e etc.
  1. Alta concorrência 
De acordo com um estudo realizado pela Frost & Sulivan, empresa especializada em consultoria e estratégia de mercado, o comércio B2B online deve chegar a 3 trilhões de dólares até 2020. Mesmo os números sendo bastante positivos, nem tudo são flores. O número de concorrentes também tem aumentado consideravelmente ao longo dos anos. Portanto, ter objetividade e agressividade nas estratégias de vendas é fundamental para que você se destaque.
  1. Conversão de leads
Grande parte das empresas gastam um grande valor com a geração de leads. Mas passar da geração para a conversão é uma tarefa complicada. A melhor dica é monitorar frequentemente os resultados para verificar a rentabilidade de qualquer operação, número de leads convertidos em clientes e a quantidade de interações diárias realizadas. Faça metas semanais ou mensais para avaliar as métricas e a partir daí você poderá traçar um plano de ação com dados reais e investir onde precisa.
  1. Burocracia
Vivemos em um país extremamente burocrático, principalmente em transações comerciais, mas não se desanime, é possível reduzir burocracias e aumentar seu número de vendas. Para evitar ao máximo dificuldades burocráticas para fechar um negócio, implemente sistemas integrados, amplie a malha logística e use assinatura eletrônica. Tudo isso facilitará bastante o cotidiano corporativo. Ao oferecer uma plataforma eletrônica de assinatura, por exemplo, você oferece mais agilidade e facilidade para o cliente, gerando mais confortabilidade e melhorando a experiência durante o processo de vendas.   Não importa se você sempre foi um vendedor B2B, é sempre preciso se posicionar como um expert no que faz para ganhar a confiança do cliente e respeito do mercado. O único caminho para ser um profissional de sucesso é conhecer e gostar do que vende, estudar o mercado e se capacitar sempre. Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e não deixe de compartilhar o artigo com os amigos. Boas vendas!]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *