O CRM pode ser uma ferramenta poderosa para lidar com problemas de inadimplência da sua empresa, principalmente em tempos de crise, no qual o número de devedores tem subido cada vez mais. Esse recurso conta com várias funcionalidades que ajudam no acompanhamento próximo dos seus clientes e atendimento para resolver seus problemas e necessidades. Além disso, você pode oferecer sempre as melhores soluções a partir das informações que o CRM lhe mostra.  Confira alguns benefícios dessa ferramenta, dicas e como ela pode te ajudar de diversas maneiras.

Preveja a inadimplência
É possível que você perceba indícios de dificuldades de caixa por parte dos clientes antes mesmo que a situação chegue aos bancos de dados. Mas como fazer isso?
  1. Funil de vendas
O bom gestor é aquele que acompanha a evolução do funil de vendas, a fim de perceber a frequência e o volume com que alguns clientes fazem compras. Esse acompanhamento permite que ele note quando um cliente assíduo está oscilando seu comportamento de compra, aumentando a atenção nele para saber o motivo dele estar comprando menos que o usual (pode indicar que ele está sem caixa para comprar), ou por ele estar comprando mais que o normal (pode indicar uma tentativa de formar estoques). A atenção precisa ser redobrada em ambos os casos, pois o que pode parecer uma boa notícia, pode se tornar um grande problema adiante.
  1. Histórico de interações
O vendedor responsável pelo cliente sempre pode notar um comportamento anormal, como aquela pessoa que nunca teve o costume de pedir desconto e condições especiais de prazo e de repente ela fazer isso frequentemente. A intenção não é fugir desse tipo de cliente, mas sim buscar uma solução para que o relacionamento de negócios continue de forma saudável.
  1. Relatórios
Uma boa maneira de aprofundar sua análise é gerar relatórios segmentados por clientes. Assim, você vai perceber uma variação de comportamento de compra no funil de vendas. Caso as vendas estiverem caindo por outro motivo que não tenha a ver com a possibilidade de inadimplência, é possível reverter a situação, descobrindo o real motivo da perda de receita para sua empresa. Já se a situação for de uma subida repentina dos pedidos também não motivada pela formação de estoque preventivo permite que você dê a devida atenção a esses melhores clientes. 
Como evitar a inadimplência?
  1. Não deixe o cliente esquecer a data de vencimento
Antes da data do vencimento envie e-mails lembrando que esta obrigação se aproxima. Isso pode ser uma forma de prepará-lo com antecedência para honrar o pagamento.
  1. Emita boletos e notas fiscais
Cobranças automáticas facilitam o recebimento. Além disso, a emissão dos documentos fiscais é uma garantia legal para uma cobrança, caso tenha necessidade.
  1. Formalize suas transições
Fazer contratos e propostas comerciais formais são de extrema importância para  empresas que fazem prestação de serviço. Caso tenha um contrato, você pode estabelecer punições, encargos e multas no caso de inadimplência. Ainda não tem um CRM? faça um teste grátis por 14 dias no SuasVendas e aproveite! Que tal colocar tudo em prática e evitar que sua empresa tenha prejuízos? Caso tenha alguma dúvida, pergunta pra gente nos comentários. Ah, não se esqueça de compartilhar o artigo com os amigos. Boas vendas! Com informações o Agendor ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *