As equipes de vendas têm sofrido grandes mudanças nos últimos anos, e a principal protagonista desta mudança é a internet. As técnicas tradicionais de vendas por telefone não estão mais eficazes como costumavam ser. O comportamento do consumidor mudou e, com a informação cada vez mais democrática por meio da internet, com um clique qualquer pessoa encontra tudo o que precisa sobre o produto ou serviço. Por isso, as cold calls são cada vez menos eficientes, já que as pessoas não querem perder tempo no telefone com quem nunca ouviram falar. Confira a seguir algumas dicas para você aumentar o volume das vendas por telefone.

  1. Entregue boas oportunidades para a equipe de vendas
Depois de captar e conhecer o lead, é fundamental ter agilidade para entrar em contato, garantindo boas chances de fechamento e evitando a perda de oportunidades de negócio. Pensa na seguinte situação: um lead baixou um conteúdo da sua empresa e, em algum momento, visita sua página de preços. Nesse momento, seu vendedor é avisado sobre aquela ação e, poucos minutos depois, liga para esse prospect e inicia uma primeira abordagem. Naquele exato momento, o lead ainda tem fresco na memória quem é a sua empresa e que já mostrou desejo de comprar. Provavelmente, ele terá um tempo livre para falar com o seu vendedor, já que estava no meio da pesquisa sobre o seu produto ou serviço.
  1. Se organize
Ter organização com os leads e clientes com certeza vai te ajudar na gestão das vendas. Portanto, ter uma agenda online, com as informações de reclamações, sugestões, contatos e reuniões com clientes vai te auxiliar bastante no dia a dia. Pensando nisso, o SuasVendas desenvolveu uma agenda que vai agilizar todo o processo das televendas. Inclusive, é um recurso integrado com o CRM, que te permite marcar compromissos, ligações, contatos e reuniões com o cliente. Clique AQUI e saiba mais.
  1. Utilize informações captadas pelo marketing
Se você utiliza a metodologia do inbound marketing, a equipe de vendas terá informações detalhadas sobre o perfil e interesse do público. Com isso, o vendedor pode se preparar para ter uma abordagem mais eficiente, deixando o processo de vendas mais personalizado. Além das informações geradas pelo marketing, o vendedor também pode procurar informações do lead nas redes sociais, sites, blogs e página da empresa.
  1. Melhore a produtividade da equipe
Estabeleça processos bem definidos e ofereça ferramentas que contribuam para a organização e desempenho dos vendedores. Isso vai garantir uma melhor performance da equipe. Além de oferecer recursos essenciais para que a equipe tenha  um desempenho positivo, é importante integrá-las para que nenhuma informação se perca no caminho. Portanto, te aconselhamos a ter um CRM, por exemplo, onde o processo fica mais ágil e mais qualitativo, já que permite unir informações. Saiba mais sobre o CRM.
  1. Invista somente em potenciais clientes
Vários vendedores, devido às metas, querem tentar forçar uma venda. Porém, quando o lead não está preparado para comprar há dois riscos: perda de tempo ou insatisfação futura desse cliente com a sua empresa. Portanto, é importante identificar e entrar em contato somente com aquele lead em potencial para o fechamento. Isso trará ainda mais ganho de produtividade para o profissional.
Quando devo ligar?
Para te ajudar a acelerar os resultados, trouxemos algumas dicas extras:
  • Quinta-feira é o melhor dia para entrar em contato com o cliente. Quarta-feira é o segundo melhor dia e terça-feira o pior dia.
  • O melhor momento para fazer uma prospecção é entre 4h e 5h da tarde. O pior horário é entre 11h da manhã e 2h da tarde.
  • 80% das vendas exigem 5 chamadas de acompanhamento após reunião. Faça o follow up!
Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e compartilhe os artigos com os amigos. Boas vendas! Com informações do Resultados Digitais]]>

2 comments on “5 Dicas inteligentes para melhorar as televendas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *