Muito empreendedores ainda têm dúvidas sobre a importância do planejamento nas empresas. Sim, ele é necessário. É essencial para que a administração do negócio seja eficaz e para que as vendas tenham um resultado positivo, refletindo no crescimento. Se você quer abrir um negócio sem ter um objetivo claro e um bom planejamento, sem dúvida, será um grande erro. Caso você não sabe onde quer chegar, também não saberá por onde começar. O planejamento pode ser dividido em três níveis, veja abaixo as peculiaridades de cada um:

1. Planejamento estratégico
Essa etapa é de responsabilidade dos níveis superiores e diz respeito à formulação de objetivos e seleção dos cursos de ação a serem seguidos para a sua realização, considerando condições internas e externas, além da evolução esperada e crescimento.
2. Planejamento tático
É utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades específicas. Seu principal objetivo é promover um contato eficaz entre nível estratégico e o operacional.
3. Planejamento operacional
No planejamento operacional observa-se a prática e a importância do planejamento realizado. Ele focaliza no trabalho junto aos funcionários que não fazem parte do setor administrativo, implementando os planos estabelecidos no planejamento tático. 
Afinal, por que o planejamento é tão importante?
Ao planejar, você sabe quais os recursos e esforços terá que redirecionar para o negócio. Além disso, os riscos são analisados e mapeados, para você ter noção das dificuldades que irá enfrentar ao longo da maturação da sua empresa. Isso vai lhe deixar mais atento ao que pode acontecer, podendo assim, agir mais rápido na solução dos problemas. Você passa a ter noção se o seu negócio é algo que desperta atenção nas pessoas, já que ao fazer um planejamento é necessário mapear o mercado, conhecer os concorrentes e definir seu diferencial. Atualmente, o planejamento pode ser aquele diferencial que os concorrentes não tem. Tire vantagem disso traçando metas e objetivos concretos para ter um negócio de sucesso. Tem alguma dúvida? pergunta pra gente nos comentários e compartilhe o artigo com os amigos! 🙂 ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *