• Não conhecer o próprio negócio
  • Não dá para começar a trabalhar em um negócio que você não conhece. É indispensável saber tudo sobre o mercado em que atua, como as novidades e inovações do segmento.
    1. Atitude passiva
    Empresas que mantêm uma atitude passiva, somente remediando e reagindo aos problemas, têm sua sobrevivência colocada a risco. É preciso ser um gestor que se preocupa em tomar decisões que respeitam as regras e normas do negócio, pois isso irá diminuir a ocorrência de erros. Antecipar problemas é uma ótima solução! Com isso, não irá existir novidades na condução do negócio porque os cenários já estavam previstos. Por exemplo: fazer a troca de um fornecedor demanda estudos do impacto financeiro e em como isso pode beneficiar os negócios. O empresário diligente deve manter uma atitude de antecipação, que toma as rédeas do negócio e conduz a empresa a alcançar os melhores resultados.
    1. Falta de bom senso
    Saber tomar decisões de acordo com as regras e costumes adequados para determinado contexto é uma excelente definição de bom senso. Isso ajuda o empreendedor a lidar com grandes dificuldades dos negócios.  Além do bom senso contribuir para a diminuição do risco da atividade empresarial, ele também maximiza lucros. Pense na seguinte situação: um cliente, por esquecimento, deixa de pagar um título e ele vence. A lei permite que você leve o título a protesto ou ajuíze uma ação para seu recebimento. Porém, na prática, o bom senso diz que esse cliente é importante e seria interessante verificar o motivo do não pagamento antes de entrar com medidas drásticas.
    1. Pensar que você não tem responsabilidade de tudo que ocorre na empresa
    A lei é bastante rígida, impondo à empresa a responsabilidade por atos dos seus funcionários ou prepostos. Além da responsabilidade pelos produtos em circulação. Se tratando da responsabilidade da empresa, não se discute sequer a culpa, pois a organização fica totalmente obrigada à reparação. No caso dos serviços, com profissionais liberais, é um pouco diferente: a questão fica vinculada à comprovação de culpa e negligência.
    1. Descumprir as leis
    Há vários caminhos a se seguir quando se fala em cumprimentos de leis, como o seguro e não rentável ou o de risco e lucrativo. Porém, a lei não dá margem ao empresário que sistematicamente descumpre as leis, como o que negligencia o recolhimento de impostos, omite receitas ou descumpre a legislação do trabalho. Há vários mecanismos que impedem que essas condutas negativas fiquem sem consequências, como fiscalização do Ministério do Trabalho, ações judiciais e marketing negativo. Ser um bom gestor é ser, acima de tudo, honesto e ágil. Uma boa gestão resulta diretamente no aumento das vendas. Fique atento(a). Se você ainda não tem um bom software de vendas para te ajudar na gestão nos negócios, faça um teste grátis de 14 dias no SuasVendas Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar o artigo com os amigos. Com informações do Venda Mais  ]]>

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *