• Planeje a negociação
  • Não entre em contato com o cliente sem ter um bom planejamento para negociar com ele da melhor maneira possível. Você pode verificar seu perfil e avaliar os dados do cadastro para adotar uma abordagem mais adequada.
    1. Entenda o comportamento
    É fundamental compreender o que impediu o cliente de pagar a fatura ou parcelas do boleto em questão. No momento da abordagem, pergunte o que você pode fazer para ajudá-lo a resolver a situação. Se puder, ofereça até mesmo a possibilidade de parcelamento da quantia. Compreender a situação do inadimplente é a melhor forma de ter sucesso na quitação da dívida.
    1. Seja transparente
    Deixe claro as condições e formas de pagamento que oferece. Lembre-se de ressaltar as consequências de não pagar a conta na data certa, incluindo os juros e multas. Muitos consumidores esquecem a data de pagamento de boletos, por isso é válido lembrá-los um dia antes do vencimento.
    1. Demonstre interesse pelo cliente
    Um ponto que é fundamental no bom resultado no relacionamento com clientes inadimplentes é deixar clara a intenção de ajudá-los e a preocupação em mantê-los como consumidores em sua empresa. Assim, eles se sentirão importantes e poderão se empenhar mais para resolver a situação.
    1. Fale sobre as vantagens que o cliente pode perder com a dívida
    Durante a negociação, é importante destacar os benefícios que o consumidor irá perder caso não regularize seu débito, como dificuldade em concessão de crédito no mercado. Além disso, ele terá seu nome negativado ao ser incluído no SPC, Serasa ou SCPC. Seguindo as dicas que acabamos de listar, você vai estar no caminho certo para reduzir prejuízos com a inadimplência. Quanto melhor seu relacionamento com os clientes, mais eles se sentirão a vontade de procurá-lo e fazer uma renegociação ou solicitar um prazo estendido. Não tenha medo de cobrar dos devedores, mas saiba fazer isso da maneira correta. Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e compartilhe o artigo com os amigos. 😉]]>

    2 comments on “Como lidar com os clientes inadimplentes?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *