O que fazer para minha empresa crescer com pouco dinheiro?

Tempo de leitura: 2 minutos

Mega empreendimento ou empresa familiar, a dúvida é sempre a mesma: como definir onde alocar meus recursos? É possível fazer sua empresa crescer com pouco dinheiro, mas, para isso, é preciso investir em uma estratégia comercial assertiva, focada em ganho rápidos.

Grande parte dos empreendimentos possuem recursos limitados, principalmente em empresas de pequeno e médio porte. O microempreendedor precisa se organizar e escolher boas estratégias que garantam um retorno positivo.

Quando dados concretos são analisados, a tomada de decisão fica bem mais fácil, inclusive no que tange investimentos. Portanto, aplicar metodologias de inteligência comercial é um diferencial.

Erros frequentes

Ninguém abre uma empresa pensando em fechar as portas, não é mesmo? Porém, muitos empresários cometem erros comuns nos quais você deve evitar, como:

  • Dependência: muitos empreendedores se colocam em situações de dependência. Por exemplo: montar um negócio de modo que seria sempre ‘um braço’ de outra empresa. Ou seja, se a empresa quebra, lá se vai a fonte de entrada de leads. O crescimento está sempre atrelado ao desempenho do outro, é necessário diversificar as fontes. A dependência, mesmo que seja de um cliente ou fornecedor, é sempre limitante.
  • Centralização do processo comercial: há um limite de leads que uma única pessoa consegue prospectar por vez, ninguém consegue fazer tudo sozinho. É preciso aumentar a estrutura para atender o crescimento da demanda e também aumentar a capacidade de prospecção.

Fatores externos sempre poderão influenciar seu resultado. Mas se você fazer um bom gerenciamento dos fatores controláveis (internos), a visão de futuro começa a se concretizar. Ao rastrear a origem de cada venda, por exemplo, é possível ter uma noção de quanto esforço e investimento é necessário para gerar novas oportunidades e fechamentos.

Onde devo investir?

A maioria dos grandes empresários atuais começaram com negócios pequenos. Ou seja, eles já foram aprendizes e se destacaram por conta da visão de futuro traduzida em ações. Os empreendedores de sucesso possuem um plano de crescimento desde o início do negócio.

Para você crescer é preciso evoluir. Para isso, é preciso melhorar os processos gerenciais e de vendas da sua empresa. Seus esforços precisam render para que você possa monetizá-los.

Se você dispõe de poucos recursos financeiros, talvez seja o caso de você assumir o gerenciamento e contratar alguém para fazer a parte operacional do comercial. Assim, esta pessoa irá gerar oportunidades e qualificá-las para uma futura venda.

Não gaste recursos com prospects não qualificados. Só deixe chegar às suas mãos o lead com reais chances de monetizar. O fluxo de gerar receita para investir é a base fundamental para crescer com pouco dinheiro.

Leia também “5 Segredos para se tornar um campeão de vendas“.

Para ter uma gestão do processo comercial e de vendas com mais facilidade, utilize o SuasVendas. Além de ter um financeiro completo, ele te ajuda a organizar os vendedores e ter um maior controle dos pedidos, para evitar possíveis erros. Teste grátis por 14 dias.

Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e compartilhe o artigo com os amigos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: