• Prospecção
  • Para se aprofundar mais no assunto, recomendamos que você baixe nosso Guia eficiente de prospecção de clientes. Nele, mostramos a importância de fazer uma boa prospecção, canais de recomendação e dicas de como fazer isso da melhor maneira. A partir deste ponto, o processo de vendas é iniciado e depois o follow up. Uma armadilha na qual muitos gestores de vendas acabam caindo é na falta de cuidado na fase da descoberta de clientes. Ou seja, pelo fato de contarem com um sistema de CRM, esses gestores e outros profissionais da área acabam se fixando somente em um modelo de cliente ideal, se esquecendo de procurar novos mercados. Preocupar-se menos com a segmentação não significa abandoná-la, e sim dosar esforços para conquistar novos perfis de clientes. Muitas vezes, a empresa não enxerga um mercado ainda inexplorado para o qual seu produto ou serviço é perfeito.
    1. Conheça os clientes
    Conhecer seus clientes com a ajuda do CRM significa conhecer todos os tipos e grupos de clientes, pois em caso de necessidade, é possível consultar o histórico de suas interações antes de uma reunião para se preparar da maneira correta. Se você quer tratar clientes diferentes de maneiras diferentes, um toque humano será necessário, porém sem ultrapassar o limite da privacidade do cliente. Redes sociais podem te ajudar a saber os hobbies e informações interessantes sobre os clientes para gerar assunto na hora da venda e se aproximar mais deles. Encontre um interesse comum de alguns clientes e o relacione com o produto ou serviço que você vende.
    1. Mantenha um relacionamento com os clientes
    Depois de qualificar os clientes como leads, é preciso manter um follow up e um esforço de vendas para que, com abordagens significativas, você consiga levá-los até a conversão. Seja autêntico e não aquele vendedor chato que liga sem motivos ou não tem assuntos interessantes para conversar. É preciso utilizar aquele toque de relacionamento humano que falamos no tópico acima, e que será de grande apoio à tecnologia que você usa em seu negócio.
    1. Verifique se o cliente recebeu aquilo que foi pedido
    Um ponto fundamental do relacionamento com o cliente é ter certeza que seus esforços de vendas estão sendo entregues corretamente. Já imaginou, depois de manter todo o relacionamento com o consumidor, fechar uma venda e descobrir que os produtos ou serviços não foram entregues no prazo? Mostre o valor da solução que sua empresa oferece e assegure aos clientes que tudo será entregue corretamente. O foco principal não está no que você vende, mas em como isso vai atender plenamente seu cliente.
    1. Trabalhe na fidelização
    Muitos gestores focam somente na venda e se descuidam da fidelização dos clientes. Relacionamentos comerciais duradouros não se baseiam em quanto um produto ou serviço pode ser rentável, mas em quanto um cliente bem atendido pode ser rentável para o negócio. Essa é a uma visão de longo prazo, focada em uma gestão de relacionamento com o cliente contínua e duradoura. Sabendo da importância de criar e manter o relacionamento com os clientes, desenvolvemos recursos para aproximar sua empresa e cliente, aliando eficiência e tecnologia. Controle os três momentos essenciais para o gerenciamento eficaz da carteira de clientes: a prospecção, venda e o pós-venda. Faça um teste grátis por 14 dias e conheça um dos melhores softwares de gestão de vendas do País. Como você tem feito a gestão de relacionamento com o cliente? Conta pra gente nos comentários e compartilhe o artigo com os amigos. 😊]]>

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *