Faça uma boa analise do que precisa apresentar ao cliente Juntar todos os produtos e serviços em um único documento com preço e nome do cliente não é uma boa ideia. O consumidor vai ter dificuldade em entender o que você está propondo e terá a impressão que você não desenvolveu aquele documento somente para ele. Algumas empresas acham importante apresentar tudo que fazem na proposta comercial, porém isso acaba gerando um documento extenso e sem relação real com as necessidades de cada cliente. Lembre-se: menos é mais. Se você quer montar uma proposta que seu cliente realmente vai ler, comece definindo o que precisa apresentar a ele, de acordo com sua necessidade. Faça uma lista de tudo que você quer incluir e defina uma estrutura lógica. Exemplo:

  1. Capa;
  2. Introdução;
  3. Escopo da prestação de serviço;
  4. Depoimento de clientes;
  5. Sobre sua empresa;
  6. Investimento;
  7. Dados para contato.
Com uma estrutura lógica, o leitor não será distraído com informações desnecessárias. Procure ser objetivo, principalmente em relação ao investimento total Após ter um modelo de proposta, você poderá reaplicar a estrutura para cada perfil de cliente, sem muito gasto de tempo e mantendo a qualidade da apresentação. Sua proposta comercial tem o poder de representar toda a atitude da empresa em relação à venda. Se ela for confusa, por exemplo, é exatamente isso que seu cliente vai esperar de todo o seu trabalho. Você pode investir tempo em criar documentos bem formatados e atraentes ou utilizar modelos de proposta comercial prontos. Assim, você poderá aplicar a estrutura que você imaginou em um documento de qualidade.
Se você quer vender, não demore para fechar negócio
Para ter mais vantagem sobre seus concorrentes, além de precisar elaborar uma proposta comercial de sucesso, é importante que você não perca tempo para enviá-la. Empresas que enviam sua proposta rapidamente ganham uma vantagem valiosa: são usadas de parâmetro para todas as outras propostas. Imagine que a sua seja a primeira a chegar e cause um impacto extremamente positivo no cliente. Ela possui uma estrutura coerente, apresentação consistente e um investimento dentro do esperado. Quando a segunda empresa enviar um documento pobre, isso reforçará no subconsciente do seu cliente que sua empresa é a melhor opção. Segundo uma pesquisa do Insales, 30% a 50% das vendas vão para empresas que enviam sua proposta primeiro. Depois de enviar sua proposta é hora de começar o follow up para acelerar o fechamento. Ligue para o cliente, pergunte o que ele achou e marque uma reunião. Como são feitas as propostas da sua empresa? Conta pra gente nos comentários e compartilhe o artigo com os amigos. Boas vendas!]]>

1 comment on “Como elaborar uma boa proposta comercial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *