A importância do romaneio de cargas

Tempo de leitura: 2 minutos

A rotina de transporte gera uma grande demanda de informações. Ter organização e eficiência para gerenciá-las é essencial para otimizar os resultados.

Por isso, usar as melhores práticas de gerenciamento de informações e controle de cargas é primordial para que a operação funcione. No artigo de hoje vamos te mostrar o que é o romaneio, sua importância e como ele pode te ajudar. Confira.

O que é o romaneio de cargas?

Bom, podemos dizer que o romaneio de cargas pode ser definido como o documento utilizado em transporte, no qual lista toda a carga transportada. Esse documento mostra a relação dos volumes enviados, incluindo descrição. O seu principal objetivo é concentrar em um único arquivo todos os dados dos volumes transportados.

Todo o processo de conferência ficará mais facilitado, tanto no embarque, quanto no desembarque. Além disso, ajuda a agilizar o processo de fiscalização e carga. A emissão do romaneio é muito importante pois ajuda a prevenir erros durante a entrega aos clientes e auxilia na prevenção de roubos e furtos de cargas.

A geração do romaneio de cargas é bem simples, por meio de planilhas que atendam às necessidades do seu negócio. Torná-lo automatizado deixa a emissão ainda mais fácil . Assim, os sistemas que a empresa utiliza são usados para coletar informações e depois usados para criar o romaneio.  É uma ótima opção para quem quer evitar índices de erros na hora de lançar os dados.

Não existe um modelo padrão que pode ser utilizado para a emissão do romaneio. Porém, existem informações básicas que precisam ter no relatório, como: notas fiscais, quantidade de volume/embalagens, tipo de embalagens, peso, dimensões e volume.

Benefícios
  • O romaneio melhora o processo de prestação de contas do motorista.
  • Facilita a disponibilidade de informações para os clientes.
  • Resguarda a empresa com a seguradora em caso de sinistros.
  • Ajuda na conferência dos comprovantes de entrega.
Romaneio x manifesto

O manifesto é um documento emitido para relacionar quais são os conhecimentos de transportes emitidos para o envio da carga fracionada. Já o romaneio é usado para listar os volumes e descrição da carga que está sendo enviada.

Não existe uma relação direta entre os dois, mas podemos dizer que ambas são criadas para agilizar o processo de conferência e deixá-lo mais confiável.

Romaneio de Carga no SuasVendas

Com o SuasVendas, o processo de emissão do romaneio é bem simples.

Nas contas para Distribuidores e Indústrias, acesse o menu Relatórios > Pedidos > 1026 – Romaneio de Carga.

Nessa janela você pode agrupar suas informações por indústria, cliente e transportadora. O sistema foi criado para ser atualizado em tempo real, conforme você e sua equipe forem dando entrada nos pedidos de vendas. Simples e completo, ideal para organizar a sua empresa e economizar o seu tempo.

Como falei ao longo do texto, a emissão do romaneio é uma etapa muito importante quando se diz respeito do controle na hora de enviar produtos. A adoção desse documento garante muitas vantagens e vai otimizar todos o processo de vendas.

Tem mais alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e não deixe de compartilhar o artigo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: