• Seja um parceiro
  • Ouça seu representante e entenda quais suas principais dificuldades no cotidiano para que você possa ajudá-lo a superá-las. Esse é um dos principais papéis do gestor comercial. Passe confiança para seus vendedores e pense estrategicamente, dando um direção a eles. Além disso, uma boa forma de estar ainda mais próximo dos seus vendedores e ajudá-los nas vendas é por meio de treinamento com simulações. Desta forma, também é possível identificar as dificuldades ou pontos que precisam ser melhorados durante as vendas.
    1. Conhecimento é fundamental
    Saber e ter informações do mercado e a própria empresa é fundamental para qualquer gestor de vendas. Sem ter informações sobre o seu nível de atendimento, concorrentes, seus serviços e produtos, não será possível planejar e ter bons resultados. Estimular o conhecimento dos seus vendedores também é necessário. Desta forma, eles estarão muito mais preparados para as negociações, atendimento ao cliente e até mesmo para o mercado. Para desenvolver o conhecimento profissional da sua equipe ofereça cursos e treinamentos. Esse tipo de atividade ajuda a aprender novas técnicas, renovar a motivação e fortalece o networking.
    1. Analise resultados e dê feedback
    Não é porque você é parceiro do representante que significa que os resultados não precisam ser monitorados. Muito pelo contrário. É essencial que você aplique diferentes métricas para gerenciar os resultados da sua equipe. Todas as métricas devem ser pensadas estrategicamente e trabalhadas em conjuntos. Quando for discutir sobre esses resultados ou sugerir melhorias, marque uma reunião com toda a equipe e defina bem o tema. É importante lembrar que reuniões com muitas pessoas devem ser feitas para motivar. Broncas ou assuntos não muito agradáveis devem ser discutidos individualmente.
    1. Seja saudável
    Para conseguir manter bons relacionamentos ou estimular o desenvolvimento das pessoas, esteja bem consigo mesmo. Para isso, é importante que você tenha hábitos saudáveis e seja disciplinado. Tenha essa postura nas questões profissionais e também nas pessoais. Respeitar horários para dormir e para alimentação, por exemplo, ajudam a melhorar a sensação de bem estar e aumenta a produtividade.
    1. Desenvolva habilidades
    Um bom gestor comercial precisa se capacitar sempre. Faça cursos e esteja sempre disposto a inovar e conhecer a realidade do seu vendedor para ampliar suas conquistar e ser um profissional ainda melhor. Se você conhece mais alguma dica que pode ser importante para o gestor comercial, conta pra gente nos comentários e não deixe de compartilhar o artigo. ;)]]>

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *