• Forneça uma boa experiência ao cliente
  • Preste atenção até nos mínimos detalhes da pré-venda até o pós-venda. Tudo que está relacionado à imagem é significativo no contato com o cliente, como: a fachada da sua empresa, pintura, organização do estabelecimento, aperto de mão, cartão de visitas, olho no olho durante a negociação e outros pontos.
    1. Ouça com atenção
    Reserve um tempo para entender o motivo que levou o cliente a procurar sua empresa, escute-o com atenção e demonstre interesse no que estão conversando. Saiba o por que ele pensa em adquirir seus produtos ou serviços e quais as expectativas ele tem nessa aquisição.
    1. Cumpra os prazos prometidos
    Respeitar o prazo de entrega e fundamental para a boa experiência do cliente com a sua empresa. Caso tenha imprevistos, comunique com antecedência sobre o possível atraso e sempre tenha argumentos justificáveis. Se possível, antecipe a entrega e surpreenda o cliente.
    1. Responda o cliente com agilidade
    As pessoas estão cada vez mais impacientes, demandando respostas imediatas. Ser rápido nas respostas é uma maneira eficiente de controlar a ansiedade de quem espera por um produto ou serviço.
    1. Não deixe os problemas pra depois
    Nunca leve uma notícia ruim ao cliente sem que ela esteja acompanhada por uma alternativa. Saiba resolver problemas com agilidade e não deixe pra depois. Se for o caso de uma insatisfação com o produto ou serviço, coloque-se no lugar do cliente para entender qual a melhor atitude a ser tomada, mesmo que isso gere uma pequena despesa para sua empresa.
    1. Supere as expectativas
    Crie uma relação de proximidade com o cliente por meio de ações que superem as expectativas dele, como pontualidade, agilidade, cordialidade e até mesmo algum benefício extra ou brinde. Com isso, você vai estabelecer uma conexão que vai tornar o cliente mais receptivo diante de algum imprevisto justificável e você se sentirá mais confortável em ter uma conversa sincera com temas mais delicados.
    1. Seja otimista
    Procure manter conversas positivas e atenda os clientes com um sorriso. O otimismo diminui barreiras e reduz a agressividade. Essa dica é válida para todos os colaboradores da empresa, independente da área.
    1. Invista no pós-venda
    Se bem feito, o pós-venda é o primeiro passo para a próxima venda. Além disso, é possível aumentar o índice de recompra e fidelização do cliente. Leia também “Dicas para conquistar o cliente com mais facilidade”. Coloque nossas dicas em prática e comece a vender e fidelizar clientes ainda mais. Tem alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários e compartilhe o artigo com os amigos. Boas vendas! ;)]]>

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *