• Fique próximo do seu fornecedor
  • Se possível, tente diminuir a distância entre o centro de distribuição do fornecer e sua empresa, pois se houver qualquer erro de planejamento e você precisar de um retorno rápido, seu problema será bem menor se encontrar um parceiro próximo a você. Sabemos que isso nem sempre é viável, visto que muitos negócios atualmente importam da China, porém é uma ótima estratégia que pode te salvar em uma situação de emergência.
    • Conheça o fornecedor
    Nunca coloque o custo em primeiro lugar e deixe de lado a qualidade do serviço. É claro que você deve economizar, mas não vá por esse caminho sem se informar bem sobre aquele que vende para você. Faça uma busca online, pergunte para seus colegas de trabalho e procure referências dele. Mesmo se não encontrar muita coisa, pois muitas vezes o fornecedor pode ser novo no mercado, faça várias perguntas para ter certeza sobre todos os prazos, custos e qualidade.
    • Saiba os valores de frete
    O frete é alterado devido há vários fatores. A mercadoria virá por via aérea, marítima ou terrestre? Ele será terceirizado por uma transportadora ou o próprio fornecedor fará a entrega? Bom, essas são questões básicas que você precisa saber. Não se esqueça de prestar atenção na diferença de tributação, que viriam de um estado para o outro. Além disso, conforme o volume e o valor de produtos transportados, o preço do frete também muda. Você também pode usar seu poder de negociação para alterar alguns valores.
    • Fornecimento
    Não adianta sua empresa receber mercadorias com defeito, certo? Um fornecedor que oferece itens de qualidade, mas em volume aquém do necessário também não adianta nada e nem resolverá sua demanda. Avalie a capacidade de fornecimento para saber se aquele fornecedor vai suprir suas necessidades.
    • Atenção com os preços
    Desconfie quando você encontrar valores muito baixos e evite um custo muito acima do que costuma ser praticado no mercado. Não há serviço diferenciado que justifique um gasto superior para produtos iguais, assim como valores muito inferiores são um sinal de qualidade ruim. Mas é claro que não podemos generalizar, então fique atento na qualidade e no preço do que você precisa.
    • Acerte a forma de pagamento
    Essa etapa é a final, mas nem por isso é menos importante. É interessante que o fornecedor tenha flexibilidade em relação ao pagamento. Afinal, você é o cliente nessa relação e precisa pensar como um. Verifique condições de parcelamento, descontos por antecipação e meios utilizados para o pagamento. A seleção de fornecedores é um  passo importante para todas as empresas, por isso não fique com medo de perguntar e procurar saber o máximo de informações possíveis sobre o provedor. Tire todas suas dúvidas antes de fechar o negócio para não ter dores de cabeça futuramente. Como você e sua empresa selecionam os fornecedores? Conta pra gente nos comentários e não deixe de compartilhar o artigo.      ]]>

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *