Sabemos que a prospecção de clientes é essencial para a manutenção da competitividade e sobrevivência no cenário econômico atual, onde prospectar clientes está cada vez mais difícil. Muitos vendedores ainda se sentem inseguros na hora de fazer a prospecção, e isso pode ocorrer por vários motivos, que vão desde a falta de treinamento até o desinteresse do próprio funcionário. Se você se enquadra em algum desses casos, está na hora de mudar! O vendedor que deseja acompanhar o novo mercado deve abordar potenciais consumidores com frequência, se esforçando ao máximo para concretizar essas iniciativas. Acha complicado os processos e as formas de prospecção de clientes? Relaxa, listamos algumas dicas que vão te ajudar bastante. Confira!

  • Conheça seu mercado
Antes de começar a procurar novos clientes, você precisa estudar o mercado. Os tempos mudaram e os hábitos de consumo também. É necessário que você se informe sobre o seu nicho de atuação, especialmente, sobre o perfil do público-alvo da empresa. Com isso, você vai conseguir agir da forma correta na hora de prospectar clientes.
  • Ofereça soluções
Todo profissional de vendas já compreende que não é mais possível prospectar clientes oferecendo somente o produto. Mas então, qual o segredo? Na hora de procurar novos consumidores, ofereça soluções para suas necessidades e não produtos. Para sua prospecção ser mais eficiente, você precisa fazer uma pesquisa sobre a empresa a ser contatada, de forma que possa esclarecer como seus produtos ou serviços poderão ser úteis para o cotidiano da mesma.
  • Peça indicação dos seus clientes atuais
Se você tem uma carteira volumosa, com vários clientes satisfeitos, pedir para que eles o indiquem para novos consumidores é uma ótima estratégia.  Além disso, é interessante que você prospecte clientes segmentados, indicados por associações e organizações em geral. Não se esqueça: não hora de fazer a captação de clientes, informe de onde partiram as indicações. Esse tipo de abordagem vai tornar a prospecção muito mais fácil e eficiente.  
  • Utilize a tecnologia
Sua prospecção também precisa ser feita com a ajuda da tecnologia. Use os buscadores, como o Google, e as redes sociais para realizar pesquisas. Lembre-se que depois que você abordar novos clientes, a primeira coisa que eles farão é pesquisar sobre sua empresa na internet. Por isso, tenha um bom site no ar e com informações completas sobre a marca.
  • Se prepare para reuniões
Você sabe como agir na hora em que prospectar clientes? É essencial que você esteja bem preparado para reuniões, com apresentações bem elaboradas sobre a empresa e o produto a ser oferecido. Fale sobre todas as vantagens do que está vendendo, tire todas as dúvidas e ouça atentamente o consumidor.
  • Trace metas
Estabeleça um número x de contatos a serem realizados diariamente e estipule objetivos pessoais para novos contratos e seus respectivos valores de comissões. Os resultados vão valer a pena e vão te incentivar ainda mais para colocar em prática os planos de prospecção de clientes. Está pronto para procurar novos clientes? Como vai fazer isso? Conta pra gente nos comentários e coloque em prática todas nossas dicas para conseguir melhores resultados financeiros, altos indicadores de desempenho e também motivação e produtividade no trabalho. 😉 ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *