Escutar o cliente é o primeiro passo para conseguir um bom atendimento Pergunte ao seu cliente como ele gostaria que o produto ou serviço fosse entregue. Com uma simples pergunta você pode conhecer melhor o consumidor, detectar pontos que poderiam ser melhorados e entender melhor as necessidades e expectativas dele. Depois de saber a resposta, transforme ela em metas a serem alcançadas e modifique o processo de atendimento. Após isso, avalie se as necessidades do cliente foram alcançadas e percebidas.

Veja algumas dicas para melhorar o atendimento da sua empresa:
  • Seja consciente e cortês
Atenda bem qualquer pessoa que quiser comprar de você. O tratamento “senhor” ou “senhora” deve ser dirigido mesmo aos jovens, a não ser que o cliente te dê a liberdade de chamá-lo por “você”.
  • Dê as boas-vindas
É essencial que você cumprimente todos os clientes com um sorriso. É um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos.
  • Aja com rapidez
O tempo é um dos fatores mais importantes na hora do atendimento. Geralmente, o cliente quer que sua necessidade seja atendida o mais rápido possível. Mas cuidado, não confunda rapidez com descaso! Faça tudo com agilidade, mas não passe a impressão de que você quer se livrar do cliente rapidamente.
  • Evite termos técnicos
Utilize expressões e palavras simples, caso contrário, pode causar incompreensão e constrangimento ao consumidor.
  • Dê atenção às reclamações
Ao receber qualquer reclamação, sugestão ou queixa vinda do cliente, encaminhe-as ao seu supervisor.
  • Fale a verdade
Não omita problemas e nem esconda informações, seja honesto e fale a verdade para o cliente.
  • Jamais dê ordens
Nunca dê uma ordem ao cliente. Ninguém gosta de ouvir algo como “o senhor tem que assinar aqui”. Use uma expressão mais cordial, como: “Por favor, o senhor poderia assinar aqui?” O consumidor precisa sair da empresa com a impressão de que foi muito bem atendido. Comece hoje mesmo a implementar um bom atendimento na sua empresa, isso pode te ajudar na fidelização dos clientes e, consequente, no aumento das vendas. E ai, como está o atendimento da sua empresa? Conta pra gente nos comentários e não deixe de compartilhar o artigo. ;)]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *