Não demore a dar uma resposta ao cliente Quando o cliente procura o vendedor, ele deseja que suas necessidades sejam atendidas e que suas dúvidas sobre o produto ou serviço sejam esclarecidas. Neste momento, é crucial que você faça um atendimento eficaz e dê respostas completas para todas as perguntas feitas pelo consumidor. Imagine que você decida comprar um carro, envia um e-mail para várias concessionárias e, dentro de uma semana, somente uma te deu retorno. As outras respondem somente semanas depois. Você se sentiria ignorado, não é mesmo? É bem provável que você feche negócio com aquela que te respondeu primeiro. É por meio desse exemplo hipotético que você consegue enxergar o quão ágil devem ser todas as suas respostas aos seus clientes. Não adianta oferecer um bom serviço ou produto se o seu atendimento não for eficiente.

Otimize o atendimento

Quando seu trabalho é eficiente, suas chances aumentam consideravelmente em relação aos seus concorrentes. A satisfação do cliente é um dos fatores determinantes para que ele te indique para amigos e familiares, e é por isso que o bom atendimento pode trazer frutos no futuro. Além disso, as chances de retorno e de que ele feche a compra com você são incrivelmente altas. Muitos vendedores se enganam ao pensarem que atender seus clientes com agilidade presencialmente seja o maior diferencial para fechar uma venda. Os meios de atendimento devem ser os mais amplos possíveis, pois nem sempre o cliente pode ir se encontrar com você, pode ser que ele envie um e-mail ou faça uma ligação. Para dar um retorno rápido para o consumidor, peça dados de contato e fale com ele por telefone, por exemplo. É interessante checar um bom horário para que o contato seja feito, para que ele não seja pego de surpresa ou seja interrompido em um momento inoportuno.

Use a internet a seu favor

É importante que você esteja presente na internet. Websites e redes sociais são ótimas ferramentas para garantir um bom atendimento. Mantenha seu site atualizado e crie uma página profissional no Facebook, por exemplo. Atualmente, milhares de pessoas usam a internet para buscar informações sobre produtos e serviços que necessitam. Por isso, faça um formulário de cadastro em seu site para que os clientes possam tirar dúvidas, mas lembre-se de não demorar muito para entrar em contato. De acordo com estudos realizados em 2007 pela InsudeSales.com e Dr. James Oldroyd, as chances de fidelização de um cliente aumentam em até 100 vezes quando o mesmo preenche um formulário de cadastro e a empresa entra em contato em, no mínimo, cinco minutos. Para responder tão rápido, te aconselhamos a criar uma resposta automática, agradecendo o contato e confirmando o recebimento do e-mail. Utilize todos os meios possíveis para entrar em contato com o cliente, mas não force a barra, fale com ele em momentos oportunos e não insista em pegar determinado contato se ele não quiser passar. Leia também “Como um software de gestão de vendas pode ajudar o seu negócio” e veja como organizar e aumentar suas vendas. Viu como é importante ter um bom atendimento? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe o artigo com os amigos. Boas vendas!]]>

1 comment on “Entenda como a agilidade pode te ajudar a fidelizar clientes

  1. Nossa, valeu muito este artigo. Não tinha noção desta grande importância de retorno rápido. Já até respondi umas pendências com meus cliente.
    Espero q ainda dê tempo de fechar o negócio.
    Obgo pessoal. Valeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *