No vasto universo do comércio, onde a concorrência é acirrada e as expectativas dos consumidores estão em constante evolução, desvendar as etapas fundamentais para vender mais é como ter o mapa do tesouro nas mãos. Seja você um empreendedor iniciante ou um veterano no mundo dos negócios, compreender o caminho que leva ao sucesso nas vendas é crucial para o crescimento e a sustentabilidade do seu empreendimento.

Prepare-se para transformar desafios em oportunidades e transformar clientes em defensores leais da sua marca. O sucesso está à espera – vamos começar!

  1. Conhecimento do Produto

Esse é uma etapa bastante simples, mas também é a grande ruína de muitos vendedores. É importante lembrar que não se deve falar somente sobre as funcionalidades do produto, mas também sobre os benefícios que ele pode levar para o cliente. Para isso, é importante ter um amplo conhecimento sobre o produto, para estar preparado para todos os tipos de perguntas e também para falar sobre ele de modo geral. 

  1. Prospecção

A prospecção é a procura por novos clientes. Um dos elementos mais importantes nessa etapa é o de criar um perfil de clientes existentes. Sabemos que dá trabalho, mas é necessário, pois as táticas de aproximação de cada perfil mudam bastante e é preciso fazê-la de modo correto.

  1. Abordagem

Após saber como se aproximar de cada cliente, você deve começar a construir um relacionamento e a coletar mais informações. Uma boa abordagem é fundamental para o sucesso de vendas e para que o cliente o identifique como um vendedor prestativo – que tem algo para oferecer –  e não incômodo. Prepare um bom discurso e crie um roteiro de abordagem.

  1. Avaliação das Necessidades

Esse é o passo mais importante do processo de vendas, pois permite que o cliente veja como você realmente pode servi-lo com seus recursos.
Para ser um vendedor de sucesso, sabemos que é preciso saber quais são as necessidades do cliente em potencial. Ou seja, você deve pensar nas soluções que deve oferecer, e a única maneira de fazer isso é perguntando e conhecendo ao máximo sobre o que o cliente precisa. Com isso, você o ajuda a considerar questões que pode nunca ter pensado.

  1. Apresentação

Lembre-se que focar nos benefícios é necessário. Se você considerar que seu produto vá beneficiar o cliente, sua apresentação será um diálogo focado e bastante relevante. Não há nada pior que uma apresentação de vendas sob as perspectivas do vendedor, não é mesmo? Por isso é importante avaliar as necessidades do cliente, para que você possa fazer um discurso interativo e que chame a atenção.

  1. Fechamento do Negócio

Cerca de 80% das vendas são perdidas porque o vendedor não consegue fechá-las. Atenção: nenhuma conversa de vendas deve terminar sem um acordo.
Se você não tiver um autoconhecimento sobre os seus produtos, ter estudado o cliente e suas necessidades, você terá poucas chances de conseguir fechar um bom negócio. Siga todos os passos que discutimos acima para que você possa alcançar um fechamento com mais facilidade.

  1. Pós-venda

Um bom relacionamento no pós-venda ajuda a avaliar o grau de satisfação do cliente, com a finalidade de saber se as vendas atingiram o objetivo da empresa, se há problemas, quais as falhas no processo e outros.
Mantenha a comunicação: pergunte se o produto já foi entregue, envie e-mails e busque o feedback. Mesmo que o cliente não esteja satisfeito, ele sentirá que a empresa está interessada em satisfazê-lo de verdade, e não apenas em fechar mais uma venda.

Gostou das dicas? Compartilhe e deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante para nós. Boas vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *