“Muitos fatores levam um empreendedor a se perguntar se é hora de acelerar o crescimento, considerando aspectos como a inquietação do empreendedor, a pressão do mercado e a perenidade empresarial. A pergunta primordial, nesse caso, é: o empreendedor está disposto a encarar esse desafio?”  – André Viola Ferreira – Sócio-líder para Mercados Estratégicos da EY blog-planejamento E é isso que nós queremos saber: você, Representante Comercial, Vendedor, Distribuidor, Administrador de uma pequena ou média empresa, está disposto a encarar o desafio da gestão empresarial e as consequências positivas que uma administração bem feita e total pode lhe trazer? Se sim, parabéns! Querer é o primeiro passo para ir adiante; agora com os conhecimentos e com as ferramentas certas você pode elevar o nível do seu negócio ou pelo menos trazer facilidade e organização para seu dia-a-dia.

Planejamento. Organização. Metas

Eu poderia resumir tudo que uma empresa precisa para crescer nessas três palavras. Se um negócio, por menor que seja, começa de forma organizada, através do estabelecimento de metas e de um bom planejamento, tem grandes chances de dar certo e permanecer no topo. Sua empresa se baseia nas metas estabelecidas? Você tem um planejamento estratégico? Se não tem, sugiro que comece já! Mas, por onde começar? Bom, primeiramente, para crescer é preciso conhecer muito bem o seu negócio, pois a partir do perfil da sua empresa é que você traçará um planejamento específico. Saiba, existem 4 níveis em um negócio, chamamos esses níveis de Curva de Maturidade de uma Empresa. Um negócio pode ser considerado:
  • Start-Ups:
  1. Prioridades – Garantir a sobrevivência dos negócios e atrair pessoas.
  2. Gestão – Comando e decisões concentradas no empreendedor.
  3. Contabilidade – Encarada do ponto de vista fiscal.
  4. Investimentos – Concentrados no negócio (atividade-fim).
  • Emergente
  1. Prioridades — Desenvolver os negócios e reter pessoas, além de atraí-las.
  2. Gestão — O modelo é mais claro e a gestão, compartilhada com poucos profissionais.
  3. Contabilidade — Na maioria dos casos, ainda se encontra em um estágio primário.
  4. Investimentos — Concentrados no negócio (atividade-fim).
  • Em expansão
  1. Prioridades — Manter o foco no desenvolvimento dos negócios e na retenção de pessoas – com o auxílio de uma estratégia clara de longo prazo.
  2. Gestão — O modelo é bem definido – embora pouco formalizado – e conta com algum nível de profissionalização.
  3. Contabilidade — Há um anseio por aumento da transparência. A contabilidade está alinhada à gestão tributária. Chega o momento da primeira auditoria.
  4. Investimentos — Divididos entre o negócio e as áreas de suporte (administração, finanças, recursos humanos e tecnologia).
  • Maduras
  1. Prioridades — Consolidar os negócios e o modelo de governança corporativa – além de buscar a reinvenção, por meio da inovação no modelo de negócios.
  2. Gestão — A operação está sob controle e há profissionalização e gestão efetiva dos riscos – além da formalização do modelo de gestão.
  3. Contabilidade — Há altos níveis de transparência e uma rotina de auditoria de balanços. Preocupação e atenção com o ambiente regulatório e esforço para fundamentar a explicação do negócio em dados oriundos das demonstrações financeiras.
  4. Investimentos — De acordo com o planejamento estratégico de longo prazo.
Encontrou o nível da sua empresa? Sim? Agora você começará a se deparar com a realidade do seu próprio negócio – e, ao ouvir as opiniões de funcionários, do mercado e de consultores, conseguirá descobrir o melhor caminho para transformar seus projetos em realidade. Comunicação é fundamental – converse e escute sua equipe, é ela que irá ajudar você a tomar as medidas necessárias. Nesse momento, você também perceberá quais ajustes terá de fazer em seu negócio para poder concretizar o plano – ao perceber exatamente o que falta para que ele consiga evoluir de um estágio a outro. Próximo passo? Coloque tudo no papel! Isso mesmo, neste momento você já fez um apanhado geral, agora, anote tudo que aprendeu e verificou na sua empresa e o que acha que precisa ser feito. Estabeleça metas possíveis. Metas possíveis são aquelas efetivamente viáveis. Para saber se uma meta é realmente viável, sempre valem as perguntas: “Isso representa minha prioridade atual?”; “Tenho recursos pessoais e técnicos para alcançá-las?” “Estou preparado para abrir mão do que cada uma dessas metas exige?”. Vislumbre o futuro desejado para a empresa daqui a três anos, por exemplo. Esse é o ponto de partida para a elaboração de um plano de crescimento. Estime quanto vai custar atingir a meta em relação à estrutura, pessoas, custo de capital e encargos.   Metas Estabelecidas? Agora, encontre as melhores ferramentas para lhe auxiliar nesta nova etapa. Sabemos que por mais que você e sua equipe se esforce, manter a organização não será fácil. Existe muita coisa que devemos ter atenção em uma administração. Você precisa de agilidade, ao enviar e emitir pedidos e NF-es, não é mesmo? Precisa de organização para controlar suas comissões e mais ordem ainda ao visualizar sua Agenda Corporativa, para não se perder nos horários e nos dias. Precisa mostrar seus produtos de forma profissional e bonita, para atrair um cliente. E seria ainda melhor se você pudesse controlar seu negócio mesmo se não estiver no escritório. Precisa disso e de muito mais eu tenho certeza. E ter tudo isso em um só lugar não é fácil de encontrar, porém não é impossível. Mãos à obra! Comece a planejar agora mesmo e eleve o nível do seu negócio. Os caminhos estão abertos a todos, conhecê-los faz a diferença! Mayza Martins – Marketing]]>

3 comments on “A Pergunta Fundamental Sobre Sistema de Gestão Empresarial que você Deveria Saber Responder

  1. Oi, Mayza bom dia.
    Parabéns pela matéria. Sempre me ajuda muito.
    Nossa empresa cresceu muito em termos de faturamento e visão de negócio após a aquisição do Suas Vendas. Mas temos muito q crescer ainda, pois o suas venda nos possibilita isto. A visão de negócio e incrível. Estou amarrado um pouco em gestão de pessoas. Preciso atrair e reter pessoas como falado em seu blog.
    Mas é uma caminhada e estamos nela.
    Grato
    Queiroz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *