Romaneio de Carga: o que é, por que é importante e como fazer?

Tempo de leitura: 2 minutos

O Distribuidor tem que lidar diariamente com uma série de informações e saber gerenciá-las é fundamental para ter uma empresa organizada. Uma das questões que ele tem que acompanhar é qual produto (ou produtos) de qual indústria será enviado para qual cliente. Dependendo do número de indústrias, o gestor vai precisar ter esses dados muito bem controlados para não se complicar. Ainda que o processo de vendas inclua várias outras etapas,  o romaneio de carga é, sem dúvida, um momento crucial para toda empresa.

O que é?

O Romaneio de Carga é um relatório que pode servir de controle de quem recebe o produto e também para o Distribuidor ou Indústria.   O romaneio tem o objetivo de conhecer detalhadamente como a mercadoria está apresentada, a fim de facilitar a identificação e localização de qualquer produto dentro de um lote, além de facilitar a conferência da mercadoria por parte da fiscalização, tanto no embarque como no desembarque. É um documento essencial para quem vai exportar ou transitar com mercadoria em território nacional. Para saber mais sobre a Legislação pode se informar aqui: Regulamento Aduaneiro.

Por que é importante?

Com esse documento pode ser facilitada a prevenção contra erros na entrega das mercadorias ou até mesmo pode ajudar a prevenir furtos ou roubos de cargas. Se a sua empresa é pequena, o Romaneio pode ser considerado, simplesmente, uma forma de controle da mercadoria.

Existe um padrão?

A princípio não existe um modelo padrão para este documento, mas pode conter os seguintes elementos:

  • quantidade total de volumes (embalagem);
  • marcação dos volumes;
  • identificação dos volumes por ordem numérica;
  • espécie de embalagens (caixa, pallet, por exemplo) contendo peso líquido, peso bruto, dimensões unitárias e o volume total da carga.

Como fazer?

Por não existir um modelo padrão você vai ter que criar uma planilha que atenda as necessidades da sua empresa. Quais informações de controle de Romaneio de Carga são importantes para a sua empresa? Se tiver com dúvidas, uma ideia é trabalhar com os seguintes elementos: unidade, quantidade total x faturado, média de preço, total produto x faturado, peso líquido x peso bruto. Está com dúvida quanto à fórmula e organização da planilha? Utilize os recursos do Excel para montar a sua planilha, há sites que inclusive te vendem modelos prontos.

Uma outra opção mais fácil é tornar a emissão de relatórios um processo automático e integrado com todas as etapas de suas vendas, utilizando um sistema de vendas online. Aliás, automatizar o processo de emissão desse documento é apenas uma das vantagens de usar um sistema de vendas online, as outras vantagens você pode ler aqui.

Romaneio de Carga no SuasVendas

Com o SuasVendas o processo é simples, você acessa Menu Relatórios > Pedidos > 1026 – Romaneio de Carga. Nessa janela você pode agrupar suas informações por Indústria, Cliente e Transportadora. O sistema foi criado para ser atualizado em tempo real, conforme você e sua equipe forem dando entrada nos pedidos de vendas. Simples e completo, ideal para organizar a sua empresa e economizar o seu tempo.

 

ConsultorSV

www.suasvendas.com

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. felipe evangelista disse:

    ola eu queria saber si eu motorista sou obrigado a delvover o romaneio ..sendo que a empresa fica com 1 eu outra via

  2. maravilhoso é muito preciso e fácil de usar pena que só 50 mega

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: